Análise computacional estrutural estática de peças baseadas na Análise de Elementos Finitos (FEA – FiniteElementAnalysis) na formação técnica
Palavras-chave:
Análise, Estrutural, FEA, MEFResumo
O artigo apresenta o desenvolvimento do projeto de ensino voltado para estudantes de nível técnico que visa oportunizar as técnicas de análise computacional baseado na Análise de Elementos Finitos (FEA). Permitindo ao aluno realizar estudos de estruturas estáticas, aplicando os conceitos de resistência dos materiais e entendendo a correlação existente entre a geometria e a concentração de tensão nas peças. A FEA ou Método dos Elementos Finitos (MEF) é uma técnica numérica utilizada para solucionar problemas de campo através de um conjunto de equações diferenciais. Na área da engenharia mecânica, esta metodologia é utilizada para solucionar problemas estruturais, térmicos e de vibrações nos projetos de máquinas e estruturas.
Referências
AZEVEDO, A. F. M. Método dos elementos finitos. 1aed. Porto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2003.
NORTON, R. L. Projeto de Máquinas – Uma abordagem inegrada. 2 ed. Porto Alegre: Bookman, 2004.
Uma introdução a aplicações de análise de tensão com o SolidWorksSimulation, Manual do Instrutor. Concord: DassaultSystèmes. 2008.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Disponível
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Simpósio de Controle e Processos Industriais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SIMPROIN o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.