Sistema de medição de temperatura utilizando Arduino e termopar tipo K
Palavras-chave:
Arduino, Termopar, Medição, Temperatura.Resumo
O artigo apresentado consiste na construção e validação de um meio de medição de temperatura utilizando seis termopares tipo “K”, que são gerenciados por uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre de baixo custo conhecida como Arduino. Este sistema foi desenvolvido para análise do perfil de temperatura de tubulações para estudos específicos, contudo, pode ser aplicado em equipamentos, estruturas ou experimentos onde requer o monitoramento constante da sua temperatura. Para validação do meio de medição, as temperaturas obtidas pelo sistema serão comparadas com as temperaturas obtidas através de um termômetro de mercúrio.
Referências
ARDUINO. Disponível em <https://www.arduino.cc/en/Main/ArduinoBoardMega2560>. Acesso em: 25 jun. 2015.
MULTILÓGICA: Open Source Hardware. Disponível em: <https://multilogica-shop.com/nanoshield-thermocouple>. Acesso em: 25 jun. 2015
PROTOLAB: Laboratório de Propriedades Termofísicas. Disponível em:<http://www.protolab.com.br/Termopar.pdf>. Acesso em: 25 jun. 2015.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Disponível
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Simpósio de Controle e Processos Industriais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SIMPROIN o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.