Sistema de medição de temperatura integrando Arduino e Matlab-GUIDE
Palavras-chave:
Arduino, Matlab, Guide, LM35, TemperaturaResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um meio de medição de temperatura utilizando sensor de temperatura do tipo LM35, que é gerenciado por uma plataforma de prototipagem eletrônica de hardware livre de baixo custo conhecida como Arduino. Os dados de monitoramento de temperatura obtidos e a programação da plataforma de prototipagem eletrônica são controlados com a utilização do software Matlab. Será apresentada uma forma de programação utilizado o Matlab sendo utilizando uma interface gráfica Matlab-GUIDE (GraphicalUser Interface DevelopmentEnvironment).
Referências
ARDUINO. Disponível em <https://store.arduino.cc/product/A000066>. Acesso em: 27 jul.2015.
GALANTE, A. C.; GARCIA, R. F. Sistema de aquisição de dados de sensores de baixo custo baseado no Arduino. Congresso Brasileiro de Agricultura de Precisão. São pedro, 2014.
ROSA, A. B.; GIACOMELLI, A.; TRENTIN, M. A. S. Utilização de sensores de temperatura e da placa Arduino como alternativa para um experimento de condução térmica. IV Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia. Ponta Grossa, 2014.
SILVA, J. L. S.; CAVALCANTE, M. M.; CAMILO, R. S.; GALINDO, A. L.; VIANA, E. C. Plataforma Arduino integrando ao PLX-DAQ: Análise a aprimoramento de sensores com ênfase no LM35. Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA). Paulo Afonso, 2014.
TUCCI, A. O.; CUNHA, M. J.; MORAIS, A. S.; MORAIS, J. S. Proposta de desenvolvimento de uma plataforma de computacional de integração entre o Matlab e o Arduino aplicado em processos industriais. XII CEEL. Uberlândia, 2014.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Disponível
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Simpósio de Controle e Processos Industriais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SIMPROIN o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.