INFLUÊNCIA DO TRATAMENTO TÉRMICO NA DUREZA E RESISTÊNCIA À TRAÇÃO EM JUNTA SOLDADA DE AÇO COM BAIXO TEOR DE CARBONO
Palavras-chave:
Análise, Estrutura, Tratamentos térmicos, MIGResumo
O artigo consiste na apresentação do projeto de ensino voltado para estudantes de nível técnico que visa oportunizar ao discente, técnicas de análise estrutural em materiais metálicos, aplicando os conceitos de resistência dos materiais, realizado em chapa de aço com baixo teor de carbono, utilizando o processo de soldagem MIG. De modo a entender a correlação existente entre o uso de tratamentos térmicos e a melhoria que este processo proporciona na estrutura cristalina do material, foram realizados ensaios de tração e dureza, antes e pós tratamento termico, comparado os dados coletados e verificando a influência destes tratamentos.
Referências
CALLISTER, William D.; RETHWISCH, David G. Ciência e engenharia de materiais: uma introdução. 8. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 817 p.
GARCIA, Amauri; SPIM, Jaime Alvares; SANTOS, Carlos Alexandre dos. Ensaios dos materiais. 2. ed. Rio de Janeiro: LTC, 2012. 365 p.
ESAB - Apostila Soldagem MIG MAG Disponível em: <http://www.esab.com.br/br/pt/education/apostilas/upload/1901104rev0_apostilasoldagemmigmag_low.pdf> Acesso em: 10 out. 2016.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Disponível
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Simpósio de Controle e Processos Industriais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SIMPROIN o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.