O uso da Impressora 3D na confecção de peças mecânicas para uso didático.
Palavras-chave:
Impressora 3D, Peças Mecânicas, Desenho Técnico, Modelagem 3D.Resumo
No eixo de controle e processos industriais o aluno de eletromecânica (tanto na modalidade integrada quanto na modalidade subsequente) deve adquirir o grau de técnico em eletromecânica tendo, entre outras, a competência de projetar produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos, utilizando técnicas de desenho e representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos, além de elaborar projetos e leiautes com base em normas técnicas. Nesse sentido a grade curricular do curso técnico prevê que seja ministrada a disciplina de desenho técnico e CAD que tratará, entre outros assuntos da questão de projeções. Ao entender projeções os alunos devem adquirir a habilidade de planificar objetos 3D (3 dimensões) em múltiplas vistas ortográficas 2D (2 dimensões) ou então conceber o processo inverso (a partir das múltiplas vistas ortográficas conceber a perspectiva (3D) do modelo projetado). Este artigo consiste na apresentação do projeto de ensino voltado para o eixo de controle e processos industriais do IFPR campus Paranavaí cujo objetivo é tornar o processo de ensino-aprendizagem da técnica de projeções ortogonais (visualização de peças 3D e vistas ortográficas 2D) mais inteligível por meio da criação de modelos didáticos de protótipos de peças mecânicas confeccionadas na impressora Orion Delta 3D Printer existente no IFPR/Campus Paranavaí.
Referências
AGUIAR, L. D. C. D. Um processo para utilizar a tecnologia de impressão 3D na construção de instrumentos didáticos para o Ensino de Ciências. 2016. Dissertação (Mestrado)-Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2016. 226 f.
IMPRESSORA ORION DELTA 3D PRINTER. Disponível em: http://www.3dgraf.com.br /impressora-3d-orion-delta/#ad-image-0
KNILL, O.; SLAVKOVSKY, E. Illustrating mathematics using 3D printers. ArXiv, arXiv:1306.5599, 2013, 22 р.
KOSTAKIS, V.; NIAROS, V.; GIOTITSAS, C. Open source 3D printing as a means of learning: An educational experiment in two high schools in Greece. Telematics and informatics, v. 32, n. 1, p. 118-128, 2014.
MONTEIRO, M. T. F. A impressão 3d no meio produtivo e o design: um estudo na fabricação de joias. 2015. Dissertação (mestrado) Universidade do Estado de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Design, 2015.
SPARKS, T. E.; KADEKAR, V.; THAKAR, Y. D.; LIOU, F. W.; AGARWAL, A. K. Educating high school students and teachers in rapid prototyping and manufacturing technologies. In: American Society for Engineering Education Annual Conference & Exposition, 111, 2004, Salt Lake City, Utah. Proceedings... Washington DC: ASEE, 2004.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Disponível
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Simpósio de Controle e Processos Industriais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SIMPROIN o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.