O uso da Impressora 3D na confecção de peças mecânicas para uso didático.

Autores

  • Anderson Rodrigo Piccini Instituto Federal do Paraná - IFPR Paranavaί Autor
  • Ricardo Toshiyuki Kato Instituto Federal do Paraná - IFPR Paranavaί Autor
  • Danilo Soler Fontana Instituto Federal do Paraná - IFPR Paranavaί Autor
  • Danilo Dias dos Santos Instituto Federal do Paraná - IFPR Paranavaί Autor
  • Ana Maria Denardi (Orientadora) Instituto Federal do Paraná - IFPR Paranavaί Autor

Palavras-chave:

Impressora 3D, Peças Mecânicas, Desenho Técnico, Modelagem 3D.

Resumo

No eixo de controle e processos industriais o aluno de eletromecânica (tanto na modalidade integrada quanto na modalidade subsequente) deve adquirir o grau de técnico em eletromecânica tendo, entre outras, a competência de projetar produtos, ferramentas, máquinas e equipamentos, utilizando técnicas de desenho e representação gráfica com seus fundamentos matemáticos e geométricos, além de elaborar projetos e leiautes com base em normas técnicas. Nesse sentido a grade curricular do curso técnico prevê que seja ministrada a disciplina de desenho técnico e CAD que tratará, entre outros assuntos da questão de projeções. Ao entender projeções os alunos devem adquirir a habilidade de planificar objetos 3D (3 dimensões) em múltiplas vistas ortográficas 2D (2 dimensões) ou então conceber o processo inverso (a partir das múltiplas vistas ortográficas conceber a perspectiva (3D) do modelo projetado). Este artigo consiste na apresentação do projeto de ensino voltado para o eixo de controle e processos industriais do IFPR campus Paranavaí cujo objetivo é tornar o processo de ensino-aprendizagem da técnica de projeções ortogonais (visualização de peças 3D e vistas ortográficas 2D) mais inteligível por meio da criação de modelos didáticos de protótipos de peças mecânicas confeccionadas na impressora Orion Delta 3D Printer existente no IFPR/Campus Paranavaí.

Biografia do Autor

  • Anderson Rodrigo Piccini, Instituto Federal do Paraná - IFPR Paranavaί

    Não tem 

  • Ricardo Toshiyuki Kato, Instituto Federal do Paraná - IFPR Paranavaί

    Não tem 

  • Danilo Soler Fontana, Instituto Federal do Paraná - IFPR Paranavaί

    Não tem 

  • Danilo Dias dos Santos, Instituto Federal do Paraná - IFPR Paranavaί

    Não tem 

  • Ana Maria Denardi (Orientadora), Instituto Federal do Paraná - IFPR Paranavaί

    Não tem 

Referências

AGUIAR, L. D. C. D. Um processo para utilizar a tecnologia de impressão 3D na construção de instrumentos didáticos para o Ensino de Ciências. 2016. Dissertação (Mestrado)-Universidade Estadual Paulista. Faculdade de Ciências, Bauru, 2016. 226 f.

IMPRESSORA ORION DELTA 3D PRINTER. Disponível em: http://www.3dgraf.com.br /impressora-3d-orion-delta/#ad-image-0

KNILL, O.; SLAVKOVSKY, E. Illustrating mathematics using 3D printers. ArXiv, arXiv:1306.5599, 2013, 22 р.

KOSTAKIS, V.; NIAROS, V.; GIOTITSAS, C. Open source 3D printing as a means of learning: An educational experiment in two high schools in Greece. Telematics and informatics, v. 32, n. 1, p. 118-128, 2014.

MONTEIRO, M. T. F. A impressão 3d no meio produtivo e o design: um estudo na fabricação de joias. 2015. Dissertação (mestrado) Universidade do Estado de Minas Gerais. Programa de Pós-Graduação em Design, 2015.

SPARKS, T. E.; KADEKAR, V.; THAKAR, Y. D.; LIOU, F. W.; AGARWAL, A. K. Educating high school students and teachers in rapid prototyping and manufacturing technologies. In: American Society for Engineering Education Annual Conference & Exposition, 111, 2004, Salt Lake City, Utah. Proceedings... Washington DC: ASEE, 2004.

Downloads

Publicado

01-12-2016

Declaração de Disponibilidade de Dados

Disponível 

Como Citar

O uso da Impressora 3D na confecção de peças mecânicas para uso didático. (2016). Simpósio De Controle E Processos Industriais, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/simproin/article/view/30

Artigos Semelhantes

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)