Controle Robusto H2 do Modelo do Pêndulo Invertido com Incertezas Politópicas
Palavras-chave:
Pêndulo invertido, Incertezas Politópicas, Controle H2, Inequações Matriciais Lineares.Resumo
Neste artigo é apresentado o projeto de um controlador H2 aplicado ao modelo do pêndulo invertido sobre uma plataforma móvel, onde é considerada a presença de incertezas paramétricas do tipo politópicas, e a otimização de determinados índices de desempenho do sistema de controle, sendo o critério de desempenho a norma H2. No desenvolvimento do controle H2 é adotada uma abordagem por LMI’s, e com essa técnica é obtido um ganho do controlador que estabiliza o sistema e minimiza a norma H2. Os procedimentos para a validação do controle foram feitos por meio de análises e condições matemáticas e simulações computacionais com o software MATLAB.
Referências
AGUIRRE, L. A. Enciclopédia de Automática: Controle e Automação, volume II. São Paulo: Blucher, 2007.
BUGEJA, M. Non-linear swing-up and stabilizing control of an inverted pendulum system. EUROCON, Ljubljana, Slovenia, 2003.
GONÇALVES, E. N.; PALHARES, R. M.; TAKAHASHI, H. C. Síntese de controladores PID H2 /H(infinito) robustos para sistemas incertos. XVI Congresso Brasileiro de Automática CBA, 2006.
GONÇALVES, E. N.; PALHARES, R. M.; TAKAHASHI, R. H. C. Otimização multi-objetivo aplicada a síntese de controladores robustos H2 /H(infinito) por realimentação de estado. XV Congresso Brasileiro de Automática CBA, 2004.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Disponível
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Simpósio de Controle e Processos Industriais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SIMPROIN o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.