Desenvolvimento de Interface Gráfica para aquisição de dados Utilizando Arduino e MATLAB
Palavras-chave:
Aquisição de dados, Arduino, MatLabResumo
No ambiente industrial, a aquisição de dados é de grande importância para que se possa realizar uma análise detalhada de toda leitura feita por sensores, por exemplo. A união Arduino/Matlab se mostrou muito eficaz. Para observação dos resultados foi utilizado sensor da série LM35, que é um sensor indicado quando se necessita de uma leitura precisa na escala Celsius. Para os testes foi desenvolvida uma interface para que, mesmo usuários com pouca experiência possa usá-la. O sistema consiste em coletar a temperatura através do Arduino, que envia para o Matlab, que faz o controle e determina quais ações devem ser executadas com base nos dados coletados e nas regras de comando pré-determinadas. Até o momento os resultados tem sido consistentes com as técnicas utilizadas.
Referências
ARDUINOPARANA. MEGA 2560. Disponível em:<http://arduinoparana.blogspot.com.br/p/mega2560.html> Acesso em: 10/10/2016.
BRAGA, Newton. LM35, LM35A, LM35C, LM35CA e LM35D - Sensores de Temperatura Centígrados de Precisão (ART2263). Disponível em:<http://www.newtoncbraga.com.br/index.php/eletronica/52-artigos-diversos/9945-lm35lm35a-lm35c-lm35ca-e-lm35d-sensores-de-temperatura-centigrados-de-precisaoart2263> Acesso em: 17/10/2016.
CHAPMAN, Stephen J. Programação em MATLAB para engenheiros. Tradução técnica:Flávio Soares Correa da Silva. São Paulo: Pioneira Thomson Learning, 2003.
SOUZA, Fábio. Introdução à Arduino MEGA 2560. Disponível em:<http://www.embarcados.com.br/arduino-mega-2560/> Acesso em: 20/10/2016
GILAT, Amos. MATLAB com aplicações em engenharia. Tradução: Glayson Eduardo de Figueiredo. 2a ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
MATHWORKS. Founders. Disponível em: <http://www.mathworks.com/company/aboutus/founders/> Acesso em: 20/10/2016.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Disponível
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Simpósio de Controle e Processos Industriais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SIMPROIN o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.