Análise da Qualidade de Energia de Geradores de Indução Trifásicos
Palavras-chave:
Gerador assíncrono, motor de indução, sistema elétricosResumo
Atualmente o uso de energia elétrica proveniente de micro e minigeração, está sendo muito utilizado para suprir a necessidade de geração. No entanto, a qualidade de energia que é gerada deve seguir alguns critérios e parâmetros de qualidade estabelecidos pelas agências reguladoras de energia. A maior parte da energia gerada é fornecida por máquinas síncronas, que são caras e tem um custo de manutenção elevado devido suas partes construtivas. Uma das formas de reduzir o custo de produção de energia elétrica é utilizar um motor de indução como um gerador assíncrono podendo ser feito pelo acoplamento de banco de capacitores que fornecerão a energia reativa necessária para o funcionamento como gerador. Pretende-se dessa forma, apresentar uma contribuição a esta área a partir de análises e ensaios em laboratório de uma pequena unidade geradora viabilizando o uso dessa energia em um sistema isolado, contribuindo assim, para a universalização da energia elétrica. Através do uso de um medidor de qualidade de energia será verificada a viabilidade da produção dessa energia. Os dados obtidos serão analisados no software PQLogView, possibilitando assim uma ampla análise técnica dos dados obtidos.
Referências
BOORA, S. On-Set Theory of Self-Excitation in Induction Generation. International Jornal of Recente Trends in Engineering, v.2, 2009, p.325-330.
CHAPALLAZ, J.M. et al. Manual On Induction Motors Used As Generators. Braunschweig:Deutsches Zentrum fur Entwicklungstechnologien-Gate,1992. (Mhpg series harnessing water power on a small scale; v.10).
DEVABHATUNIS, S,; KUMAR, S. V.J. Design of Excitation Capacitance for Self-Exciteded Induction Generator Science and Communication Network, v.1, 2001, p. 264-269.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Disponível
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Simpósio de Controle e Processos Industriais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SIMPROIN o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.