Protegendo Kids
Palavras-chave:
Segurança Digital, Cidadania Digital, Extensão Universitária, Riscos On-line, Educação CríticaResumo
O projeto de extensão "Protegendo Kids", do Instituto Federal do Paraná (IFPR), visa conscientizar pais e responsáveis sobre os riscos e desafios da segurança digital para crianças e adolescentes. Desenvolvido a partir da análise de artigos científicos e casos reais, o projeto utiliza palestras e oficinas com exposição dialogada para abordar temas como vulnerabilidade cognitiva e emocional, crimes cibernéticos e manipulação digital. Espera-se que a iniciativa fortaleça as práticas de supervisão familiar, incentive o diálogo e promova uma postura mais crítica no consumo de conteúdo online, contribuindo para a formação de uma cultura de cidadania digital onde a proteção infantil é entendida como responsabilidade compartilhada entre família, escola e sociedade.
Referências
LEICHTMAN, M. D.; [cite_start]CECI, S. J. The nature of children's memory and its implications for child witnesses. Journal of Applied Developmental Psychology, v. 35, n. 4, p. 244-251, 2014.
LINDNER, T. et al. [cite_start]Development of truth-lie discernment in adolescence: cognitive and social implications. Journal of Youth Studies, v. 28, n. 2, p. 211-229, 2025.
OFCOM. Children's Media Use and Attitudes Report 2023. Londres: Ofcom, 2023. Disponível em: https://www.ofcom.org.uk. Acesso em: 25 set. 2025.
RIBBLE, M. Digital citizenship in schools: nine elements all students should know. 3. ed. Eugene: International Society for Technology in Education, 2015.
SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.
STATISTA. Estatísticas globais sobre uso de redes sociais por crianças. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1092478/global-social-media-usage-age/. 2024.
TIC KIDS ONLINE BRASIL. Relatório da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025. São Paulo: CGI.br, 2025.
UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Política de Extensão Universitária da Unicamp. Campinas: PRG/UNICAMP, 2016.
WARSCHAUER, M. Technology and social inclusion: rethinking the digital divide. Cambridge, MA: MIT Press, 2003.
YOUTH INTERNET MONITOR. Youth Internet Monitor 2025. Viena: Saferinternet.at, 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Eliandro Gomes da Silva, Isaque Carvalho Xavier, Marcelo Figueiredo Terenciani, Evanise Araujo Caldas Ruiz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.