Protegendo Kids

Autores

  • Eliandro Gomes da Silva Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Isaque Carvalho Xavier Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Marcelo Figueiredo Terenciani Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Evanise Araujo Caldas Ruiz Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor

Palavras-chave:

Segurança Digital, Cidadania Digital, Extensão Universitária, Riscos On-line, Educação Crítica

Resumo

O projeto de extensão "Protegendo Kids", do Instituto Federal do Paraná (IFPR), visa conscientizar pais e responsáveis sobre os riscos e desafios da segurança digital para crianças e adolescentes. Desenvolvido a partir da análise de artigos científicos e casos reais, o projeto utiliza palestras e oficinas com exposição dialogada para abordar temas como vulnerabilidade cognitiva e emocional, crimes cibernéticos e manipulação digital. Espera-se que a iniciativa fortaleça as práticas de supervisão familiar, incentive o diálogo e promova uma postura mais crítica no consumo de conteúdo online, contribuindo para a formação de uma cultura de cidadania digital onde a proteção infantil é entendida como responsabilidade compartilhada entre família, escola e sociedade.  

Referências

LEICHTMAN, M. D.; [cite_start]CECI, S. J. The nature of children's memory and its implications for child witnesses. Journal of Applied Developmental Psychology, v. 35, n. 4, p. 244-251, 2014.

LINDNER, T. et al. [cite_start]Development of truth-lie discernment in adolescence: cognitive and social implications. Journal of Youth Studies, v. 28, n. 2, p. 211-229, 2025.

OFCOM. Children's Media Use and Attitudes Report 2023. Londres: Ofcom, 2023. Disponível em: https://www.ofcom.org.uk. Acesso em: 25 set. 2025.

RIBBLE, M. Digital citizenship in schools: nine elements all students should know. 3. ed. Eugene: International Society for Technology in Education, 2015.

SEVERINO, A. J. Metodologia do trabalho científico. 23. ed. São Paulo: Cortez, 2007.

STATISTA. Estatísticas globais sobre uso de redes sociais por crianças. Disponível em: https://www.statista.com/statistics/1092478/global-social-media-usage-age/. 2024.

TIC KIDS ONLINE BRASIL. Relatório da pesquisa TIC Kids Online Brasil 2025. São Paulo: CGI.br, 2025.

UNICAMP - Universidade Estadual de Campinas. Política de Extensão Universitária da Unicamp. Campinas: PRG/UNICAMP, 2016.

WARSCHAUER, M. Technology and social inclusion: rethinking the digital divide. Cambridge, MA: MIT Press, 2003.

YOUTH INTERNET MONITOR. Youth Internet Monitor 2025. Viena: Saferinternet.at, 2025.

Downloads

Publicado

07-11-2025

Como Citar

Protegendo Kids. (2025). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/174

Artigos Semelhantes

1-10 de 47

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>