Click Consciente: Uma Experiência Intergeracional no Combate às Fake News
Palavras-chave:
Projeto de Extensão, Fake News, TecnologiaResumo
O trabalho apresenta a experiência do projeto de extensão "Click Consciente", desenvolvido por discentes de Engenharia de Software do IFPR – Campus Paranavaí. A iniciativa teve como propósito enfrentar os desafios da desinformação no ambiente digital, fortalecendo o pensamento crítico e promovendo a cidadania digital em diferentes faixas etárias. O projeto foi direcionado a dois públicos específicos: alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Silvio Vidal e idosos atendidos pelo CRAS de Nova Aliança do Ivaí. Para contemplar suas particularidades, foram aplicadas metodologias adaptadas, com palestras interativas, análise de exemplos reais e uso de ferramentas de engajamento como quiz digital e rodas de conversa. A proposta destaca-se pela abordagem intergeracional, que possibilitou a construção de um espaço de diálogo e aprendizado mútuo entre jovens e idosos. Assim, evidencia-se a importância da extensão universitária como meio de articulação entre conhecimento acadêmico e demandas sociais contemporâneas.
Referências
BRASIL (2018). Plano nacional de educac¸ao 2014–2024: Lei n ˜
o 13.005, de 25 de
junho de 2014. Technical report, Ministerio da Educac¸ ´ ao, Bras ˜ ´ılia. Dispon´ıvel em:
Luce, B. (2021). Idosos e fake news: desafios da desinformac¸ao na terceira idade. ˜ Revista
Longeviver, 4(1).
Pennycook, G. and Rand, D. G. (2021). The psychology of fake news. Trends in Cognitive
Sciences, 25(5):388–402.
Wardle, C. and Derakhshan, H. (2017). Information disorder: Toward an interdisciplinary
framework for research and policy making. Technical report, Council of
Europe, Strasbourg. Dispon´ıvel em: https://rm.coe.int/information-disorder-report2017/1680764666.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Giovanna Bernadelli, Maria Eduarda Fiorenzano Bruning, Murilo Rolim, Marcelo Figueiredo Terenciani, Evanise Araujo Caldas Ruiz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.