A produção de uma palestra extensionista sobre letramento digital e segurança nas redes

Autores

  • Felipe Fabris Leite Victorino Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Daniel Alves Moura Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Francisco Simões Oliveira Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Marcelo Figueiredo Terenciani Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Evanise Araujo Caldas Ruiz Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor

Palavras-chave:

Extensão, Letramento digital, Segurança digital

Resumo

A curricularização da extensão constitui uma parte fundamental da formação acadêmica no ensino superior. Um tema no qual se pode demandar ações de extensão é o letramento e segurança digital, pois o acesso contemporâneo a internet demanda de atenção para a utilização responsável da tecnologia. Nesse âmbito, o componente curricular de Práticas de Extensão do Câmpus Paranavaí do Instituto Federal do Paraná elaborou uma iniciativa extensionista direcionada a alunos do Colégio Cívico Militar Estadual Sílvio Vidal. O projeto teve sua base estrutural fundamentada em nas práticas extensionistas de outras instituições fora do estado do Paraná, pesquisados por diferentes grupos. O tema chave, letramento digital foi desenvolvido com parte de várias pesquisas exploratórias e revisões da literatura. As atividades de extensão foram realizadas em Julho de 2025, durante o período de uma semana, onde palestras com carácter informal e interativo desenvolvidas por grupos de discentes foram realizadas para os alunos dos cursos técnicos de Desenvolvimento e Administração do Colégio. A experiência extensionista evidenciou para os integrantes dos grupos o protagonismo estudantil e a didática.

Referências

BAWDEN, D. et al. (2008). Origins and concepts of digital literacy. Digital literacies: Concepts, policies and practices, 30(2008):17–32.

BHAVSAR, V., KADLAK, A., and SHARMA, S. (2018). Study on phishing attacks.

International Journal of Computer Applications, 182(33):27–29.

BRASIL (19 dez. 2018). Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. estabelece as diretrizes para a extens˜ao na educaç˜ao superior brasileira. Minist´erio da Educaç˜ao, Conselho Nacional de Educação.

DATASENADO (2024). Panorama pol´ıtico 2024: Apostas esportivas, golpes digitais e endividamento. Technical report, Instituto de Pesquisa DataSenado.

FORPROEX (2012). Pol´ıtica nacional de extens˜ao universit´aria. FORPROEX.

LIMA, N. V. and de CARVALHO, A. B. (2022). Letramento digital: breve revis˜ao bibliogr´afica do limiar entre conceitos e concepções de professoras e de professores. Texto Livre

REZENDE, M. V. D. (2016). O conceito de letramento digital e suas implicações pedag´ogicas. Texto livre.

SILVA, L. H. d. L. and de FRANC¸ A, R. S. (2023). Educaç˜ao para a cidadania digital: Um mapeamento sobre as pr´aticas de ensino para promover a seguranc¸a e a privacidade de dados. In Workshop sobre Educaç˜ao em Computação (WEI), pages 533–544. SBC.

Downloads

Publicado

07-11-2025

Como Citar

A produção de uma palestra extensionista sobre letramento digital e segurança nas redes. (2025). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/134

Artigos Semelhantes

1-10 de 31

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.