Relato de Experiência do Desenvolvimento do Sistema de Gerenciamento de Fretes para uma Transportadora de Pequeno Porte
Palavras-chave:
Desenvolvimento, Engenharia de Software, Scrum / Metodologia ÁgilResumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema web para a transportadora Teruel Express, realizado por estudantes do curso de Engenharia de Software do IFPR – Campus Paranavaí, no contexto das disciplinas de Construção de Software e Projeto Integrador II. Aplicando metodologias ágeis como Scrum e Kanban, a equipe criou duas aplicações web — uma para os clientes e outra para a gestão interna — utilizando tecnologias como React, Spring Boot e PostgreSQL. O projeto seguiu ciclos de desenvolvimento (Sprints) com participação ativa do cliente, permitindo validações contínuas. Além da experiência técnica com desenvolvimento full-stack e ferramentas de versionamento, os alunos enfrentaram desafios reais, como falhas de comunicação, mudanças de requisitos e conflitos internos, que demandaram mediação docente. A experiência prática favoreceu o amadurecimento profissional dos estudantes, promovendo o aprendizado de competências como trabalho em equipe, resolução de problemas, adaptação e aplicação de conhecimentos teóricos, especialmente na melhoria da interface a partir dos princípios de Interação Humano-Computador.
Referências
Anderson, D. J. (2015). Kanban: sucesso evolutivo com o m´etodo ´agil. Casa do C´odigo, S˜ao Paulo.
Beck, K., Beedle, M., van Bennekum, A., Cockburn, A., Cunningham, W., Fowler, M., Grenning, J., Highsmith, J., Hunt, A., Jeffries, R., Kern, J., Marick, B., Martin, R. C., Mellor, S., Schwaber, K., Sutherland, J., and Thomas, D. (2001). Manifesto for agile software development. Acesso em: 20 set. 2025.
Schwaber, K. and Sutherland, J. (2020). O Guia do Scrum: O guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. Scrum.org. Acesso em set. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Arthur P. Teruel, Gregory S. Ferreira, Isaque D. P. da Cruz, Leandro Menoni, Pedro H. L. da Silva, Frank W. C. de Oliveira, Marcelo F. Terenciani (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.