Criação e Análise de Sistemas de Combate Personalizáveis em um Jogo do Gênero Metroidvania
Palavras-chave:
Runas modulares, Metroidvania, Sistemas de combate personalizáveis, Feitiços personalizáveisResumo
Este estudo explora sistemas de combate personalizáveis em jogos
digitais, com ênfase no design de feitiços por meio de componentes modulares chamados runas. Cada runa altera o comportamento e as propriedades dos feitiços, possibilitando combinações únicas. Por meio de um estudo de caso no gênero Metroidvania, avalia-se o impacto dessa mecânica no engajamento do jogador, demonstrando que sistemas modulares enriquecem a experiência e favorecem designs adaptáveis.
Referências
Amorim, C. F. (2023). A indústria de jogos eletrônicos: oportunidades e desafios para o cenário de e-sports. Ciências Exatas e da Terra, 27(122/123).
Cherry, T. (2017). Hollow knight [jogo eletrônico]. Disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4 e Xbox One.
Diniz, R. G. and Abrita, M. B. (2021). A indústria de games no território brasileiro: um estudo baseado em dados e indicadores recentes. Formação (Online), 28(53).
Games, M. M. (2018). Celeste [jogo eletrônico]. Disponível para PC, Nintendo Switch, PlayStation 4, Xbox One e outras plataformas.
Games, N. (2020). Noita. Disponível em: https://noitagame.com/. Acesso em: 30 maio 2025.
Kniberg, H. and Skarin, M. (2010). Scrum and Kanban: Making the Most of Both. InfoQ, C4Media, Inc.
Newzoo (2024). Newzoo’s global games market report 2023: May 2024 update.
Pygame Community (2025). Pygame documentation. https://www.pygame.org/docs/. Domínio público.
Python Software Foundation (2025). What is python? executive summary. https://www.python.org/doc/essays/blurb/. Domínio público.
Soares, J. P. and Mota, R. R. d. (2021). Guiando com uma mão invisível: Explorando metroidvanias e sua não-linearidade guiada. In Proceedings of SBGames 2021, Curitiba, Brazil.
Voodoo, U. (2006). Frets on fire. Disponível em: https://fretsonfire.
sourceforge.net/. Acesso em: 30 maio 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Fabio Roberto Pereira Filho, Eduardo Henrique Molina da Cruz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.