Consulta de Aparelhos Celulares: Aplicativo Mobile para a consulta de IMEI de aparelhos celulares roubados/furtados
Palavras-chave:
IMEI, Aplicativo Mobile, Roubos e FurtosResumo
Em 2017, após análises estatísticas, constatou-se que, no município de Paranavaí, 59,4% dos crimes de roubo tinham como alvo aparelhos celulares [PMPR 2017], no entanto, parte destes aparelhos tem sidos recuperados através de abordagens de rotina com consultas a uma base de dados de IMEI (International Mobile Equipment Identity) de aparelhos furtados/roubados em uma planilha do Excel. A base de dados para consulta fica no COPOM (Centro de Operações Policiais Militares) sendo necessário que haja um policial disponível para realizar estas consultas, o que muitas vezes não é possível devido à quantidade de ocorrências presentes naquele momento, sendo de grande importância a criação de um novo meio de consulta, mais eficaz e atualizado. Este tipo de crime vem atingindo todo o país. Por exemplo, no estado de São Paulo, 30% dos crimes de roubo/furto tem como foco os aparelhos celulares [SSP-SP 2017].
No ano de 2015, a Polícia Civil de São Paulo passou a registrar os IMEI dos aparelhos roubados e furtados no Boletim de Ocorrência. No ano seguinte, a Polícia Militar passou a fazer as consultas dos IMEI através do terminal móvel de dados das viaturas, tornando a fiscalização mais dinâmica e eficaz. Isto resultou em um aumento de 209% relativos a recuperação de aparelhos celulares furtados/roubados entre janeiro e outubro de 2016, comparados ao mesmo período no ano de 2015 [SSP-SP 2017].
Após observar os resultados positivos alcançados no estado de São Paulo, este trabalho propõe a criação de um aplicativo mobile capaz de realizar as consultas dos IMEI dos aparelhos celulares diretamente pelo policial no momento da abordagem, retornando a situação em que se encontra o aparelho. Este aplicativo deverá permitir ao policial realizar o cadastro do IMEI dos aparelhos que forem furtados/roubados, assim como retornar, no momento da consulta, além da situação do celular, o histórico do Boletim de Ocorrência e demais dados pertinentes.
O aplicativo mobile proposto neste trabalho deverá ser desenvolvido utilizando a IDE Android Studio 3.1.1, tendo como Sistema Gerenciador de Banco de Dados o PostgreSQL 1.20.0, o qual irá gerenciar e armazenar as informações. A integração destas tecnologias ocorrerá através de um Web Service, desenvolvido no ambiente Eclipse Jee Oxygen 1a.
Referências
PMPR (2017) “Polícia Militar do Paraná – Policiamento do Interior. Polícia Militar lança campanha de orientação contra furtos e roubos de celulares em Paranavaí (PR).” Disponível em: <http://www.pmpr.pr.gov.br/modules/noticias/article.php?storyid=20871> Acesso em: 17/06/2018.
SSP-SP (2017) “Governo do Estado de São Paulo – Secretaria da Segurança Pública. Consulta a celular impedido”. Disponível em: <http://www.ssp.sp.gov.br/servicos/Celulares.aspx> Acesso em: 17/06/2018.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2018 Rubens Vianna, Eduardo Henrique Molina Cruz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.