Desbravando a Divina Comédia, o Vestíbulo do Inferno, por meio de um jogo de RPG Educativo

Authors

  • Diego Chiodi Gonçalves IFPR – Campus Paranavaí Author
  • Felipe L. G. Figueira IFPR – Campus Paranavaí Author
  • Frank W. C. Oliveira IFPR – Campus Paranavaí Author
  • Eduardo H. M. Cruz IFPR – Campus Paranavaí Author
  • Linnyer B. R. Aylon Universidade Estadual de Maringá (UEM) Author

Keywords:

educação, jogos digitais, aprendizagem baseada em jogos

Abstract

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo de RPG educativo inspirado na obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri, com o objetivo de integrar entretenimento e aprendizagem significativa. A pesquisa parte da constatação de que a maioria dos jogos educativos disponíveis ainda se baseia em perguntas e respostas, limitando o engajamento dos estudantes em comparação aos jogos comerciais. Para superar essa limitação, a proposta adota fundamentos da teoria socioconstrutivista e da aprendizagem significativa, explorando narrativas interativas e mecânicas de jogo que estimulam a reflexão crítica, a colaboração e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.

A metodologia foi estruturada em etapas que incluem a seleção da obra, elaboração do roteiro, prototipagem inicial em C++ com a biblioteca SDL2 e posterior migração para a Godot Engine, aproveitando seus recursos para a implementação de um RPG 2D de ação. O protótipo desenvolvido contempla a jornada de Dante no Vestíbulo do Inferno, introduzindo elementos literários de forma lúdica e contextualizada.

Os resultados esperados incluem um ambiente virtual que favoreça o aprendizado imersivo e a aproximação entre literatura clássica e o universo digital dos alunos, promovendo não apenas a compreensão do conteúdo, mas também a valorização da cultura literária por meio de experiências interativas e significativas.

References

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Published

2025-11-07

How to Cite

Desbravando a Divina Comédia, o Vestíbulo do Inferno, por meio de um jogo de RPG Educativo. (2025). Information Technology Week, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/144

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