Ensino de Matemática e a Tecnologia da Informação
integrando e consolidando teoria e prática
Palavras-chave:
Tecnologia na Educação (TCI), Ensino de Matemática, Desenvolvimento de Softwares EducativosResumo
1. Introdução
O uso de tecnologias na educação tem se consolidado como uma prática cada vez mais comum e essencial, principalmente pelas diversas possibilidades que oferece para aprimorar os processos de ensino e aprendizagem. Uma das maneiras mais frequentes de integrar a tecnologia na educação é através de dispositivos eletrônicos, como computadores, tablets e smartphones, que possibilitam o acesso a uma ampla gama de recursos educativos. Esses dispositivos permitem que os alunos interajam com conteúdos dinâmicos, como jogos educativos, vídeos explicativos e materiais didáticos interativos, que contribuem para um aprendizado mais interessante e envolvente.
Para que esses recursos tecnológicos sejam efetivos, é crucial que as escolas adotem as Tecnologias de Comunicação e Informação (TCI) de maneira estratégica e que os professores se adaptem às novas ferramentas, buscando tornar suas aulas mais interativas e motivadoras. De acordo com [Silveira 2001], o sucesso da integração das TCI no ambiente escolar depende da capacitação pedagógica dos professores, que devem ser capazes de planejar aulas dinâmicas, utilizando a tecnologia de forma a conectar-se com a realidade dos alunos. Muitos estudantes já utilizam tecnologia no cotidiano, mas, frequentemente, sem aplicá-la de maneira significativa para a aprendizagem.
A integração da tecnologia no ensino também oferece às escolas a oportunidade de criar ou utilizar recursos didático-pedagógicos que auxiliem na construção do conhecimento. Nesse contexto, [Carvalho 2009] ressalta que o uso de tecnologias nas salas de aula pode ser uma oportunidade importante para que os professores desenvolvam materiais didáticos inovadores, tornando as aulas mais interessantes e prazerosas. [Almeida 2003] também observaque a utilização de computadores nas escolas pode romper barreiras tradicionais no ensino, promovendo avanços significativos tanto dentro quanto fora da sala de aula. O uso da tecnologia permite novas abordagens para o conteúdo, tornando o ensino mais flexível e adaptável às necessidades dos alunos.
[Costa 2009] destaca o grande potencial das tecnologias para aprimorar o Ensino de Matemática, utilizando-as como recursos atrativos e motivadores para os alunos. [Calil 2011] a Educação Matemática visa estabelecer conexões com a realidade cotidiana, e, nos dias de hoje, os recursos tecnológicos podem facilitar esse processo. É essencial que os professores se sintam preparados e bem equipados para avaliar, selecionar e criar recursos educacionais digitais, a fim de desempenharem um papel ativo em uma sociedade cada vez mais marcada pela Internet e suas diversas funcionalidades.
Estudos quantitativos apontam que o uso de ferramentas tecnológicas, como softwares educativos e plataformas interativas, favorecem a compreensão dos conceitos matemáticos e aumenta o engajamento dos estudantes. Estudo realizado pelo autor [Zheng 2020], mostrou que, em turmas que utilizam aplicativos de resolução de problemas e simulações matemáticas, os alunos receberam um aumento de 25% na retenção de informação e em média. [Freeman 2014] aponta que ao se oportunizar um ambiente de integração entre a tecnologia e o ensino de matemática os alunos obtiveram, em média, um resultado de 6% a mais nas notas das provas em comparação aos alunos que participaram de aulas tradicionais.
Com o intuito de facilitar um ensino interativo e atrativo, foi desenvolvido um projeto que envolveu a colaboraçãoentre a Tecnologia da Informação e o Ensino de Matemática. Este projeto foi realizado com estudantes do segundo ano do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio, que trabalharam no desenvolvimento de três programas/aplicativos educativos. Cada um dos programas foi projetado com base em um conteúdo matemático específico: simplificação de frações, representação de frações geradas por dízimas finitas ou periódicas, e notação científica, abordando transformações que envolvem multiplicação ou divisão por potências de 10.
A ideia de desenvolver programas baseados em conteúdos matemáticos específicos, reside na possibilidade de integrar teoria e prática de maneira inovadora. Esses conteúdos são fundamentais para o entendimento de conceitos matemáticos mais complexos e frequentemente causam dificuldades para muitos estudantes. Ao transformar esses conceitos em programas interativos, os alunos não apenas revisitam o conteúdo aprendido, mas também têm a oportunidade de aprofundá-lo de forma criativa e aplicada.
Primeiramente, ao trabalhar com a simplificação de frações e a representação de frações geradas por dízimas finitas ou periódicas, os estudantes são desafiados a compreender e manipular números de maneira mais avançada, uma habilidade essencial tanto para a matemática quanto para diversas áreas do conhecimento. O uso da tecnologia, por meio do desenvolvimento de programas, permite que eles visualizem e experimentem esses conceitos de maneira mais concreta, o que pode aumentar a compreensão e a retenção do conteúdo. Além disso, o trabalho com notação científica e as transformações envolvendo multiplicação ou divisão por potências de 10 exige um entendimento profundo das operações matemáticas, que são amplamente aplicadas em disciplinas como física, química e até em cálculos financeiros. Ao integrar esses conteúdos ao desenvolvimento de aplicativos, os estudantes não apenas solidificam o conhecimento teórico, mas também o aplicam em um contexto prático e funcional, ampliando sua visão sobre como a matemática se relaciona com a tecnologia e o mundo real.
Outro ponto importante é que, ao permitir que os alunos “reinventem” as relações entre os temas, o projeto os estimula a pensar de maneira crítica e criativa. Eles são incentivados a explorar diferentes formas de abordar um mesmo conteúdo, desenvolvendo habilidades de resolução de problemas e de inovação, competências altamente valorizadas no mundo do trabalho e em diversos campos profissionais. Em síntese, a proposta de utilizar a criação de programas e aplicativos com base em conteúdos matemáticos trabalhados em sala de aula configura-se como uma estratégia inovadora e eficaz para promover o aprendizado. Essa abordagem interdisciplinar, que combina ensino de matemática e tecnologia, oferece benefícios duplos: ao consolidar conceitos fundamentais como simplificação de frações, representação de frações geradas por dízimas finitas ou periódicas e notação científica, os alunos também adquirem competências em desenvolvimento tecnológico, ampliando suas habilidades digitais e criativas.
Ao integrar a criação de programas/aplicativos com o ensino matemático, a educação torna-se um processo mais dinâmico, em que teoria e prática se conectam de maneira eficiente, preparando os alunos para desafios acadêmicos e profissionais. Mais do que isso, essa abordagem contribui para a formação de cidadãos críticos, criativos e adaptáveis, capazes de lidar com um mundo cada vez mais digital e interconectado. Dessa forma, essa metodologia não só aproxima o ensino de matemática das demandas tecnológicas atuais, como também torna o aprendizado mais relevante, acessível e alinhado às exigências do futuro.
Referências
Almeida, M. E. B. da (2003). Educação a distância na internet: abordagens e contribuições dos ambientes digitais de aprendizagem. Educação e Pesquisa, pages 327–340.
Calil, A. M. (2011). O ensino de matemática e as TICs: Uma análise de caso para o estudo da função exponencial. In X Encontro Nacional de Educação Matemática: Educação Matemática, Cultura e Diversidade. SBEM.
Carvalho, R. (2009). As tecnologias no cotidiano escolar: possibilidades de articular o trabalho pedagógico aos recursos tecnológicos. Secretaria de Estado da Educação. Superintendência de Educação, Curitiba, Brasil.
Costa, N. M. L. (2009). WebQuest no ensino de matemática, um caminho possível de exploração da internet? In Dias, P. and Osório, A. J., editors, Atas da VI Conferência Internacional de TIC na Educação Challenges 2009, pages 807–821. Universidade do Minho, Braga, Portugal.
Freeman, S. (2014). Active learning increases student performance in science, engineering, and mathematics. Proceedings of the National Academy of Sciences, 111(23):8410–8415.
Silveira, S. A. da (2001). Exclusão digital: a miséria na era da informação. Editora Fundação Perseu Abramo, São Paulo, Brasil, 1ª edition.
Zheng, B. (2020). The impact of covid-19 on education: Insights from the prairie research institute and experiences from china. Journal of Educational Technology Systems, 49(1):1–22.
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