Desbravando a Divina Comédia, o Vestíbulo do Inferno, por meio de um jogo de RPG Educativo
Palavras-chave:
educação, jogos digitais, aprendizagem baseada em jogosResumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um jogo de RPG educativo inspirado na obra A Divina Comédia, de Dante Alighieri, com o objetivo de integrar entretenimento e aprendizagem significativa. A pesquisa parte da constatação de que a maioria dos jogos educativos disponíveis ainda se baseia em perguntas e respostas, limitando o engajamento dos estudantes em comparação aos jogos comerciais. Para superar essa limitação, a proposta adota fundamentos da teoria socioconstrutivista e da aprendizagem significativa, explorando narrativas interativas e mecânicas de jogo que estimulam a reflexão crítica, a colaboração e o desenvolvimento de competências cognitivas e socioemocionais.
A metodologia foi estruturada em etapas que incluem a seleção da obra, elaboração do roteiro, prototipagem inicial em C++ com a biblioteca SDL2 e posterior migração para a Godot Engine, aproveitando seus recursos para a implementação de um RPG 2D de ação. O protótipo desenvolvido contempla a jornada de Dante no Vestíbulo do Inferno, introduzindo elementos literários de forma lúdica e contextualizada.
Os resultados esperados incluem um ambiente virtual que favoreça o aprendizado imersivo e a aproximação entre literatura clássica e o universo digital dos alunos, promovendo não apenas a compreensão do conteúdo, mas também a valorização da cultura literária por meio de experiências interativas e significativas.
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