Software para Gerenciamento de Atividades Complementares
Palavras-chave:
Atividades Complementares, Gestão Acadêmica, Sistemas de InformaçãoResumo
Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um software para auxiliar no gerenciamento de atividades complementares, que são necessárias na formação de alunos em algumas instituições de ensino. Para sua implementação foi realizado um levantamento de requisitos no contexto do Instituto Federal do Paraná, campus Paranavaí. Entre as funcionalidades implementadas estão a gerencia de dados cadastrais, cálculo de horas dos certificados, autenticação e validação, sendo possível cada usuário acompanhar a situação dos certificados em sua área restrita, obtendo sempre um feedback da situação atual. Entre os benefícios adquiridos com seu uso estão a otimização do serviço e economia de recursos materiais.
Referências
BEZERRA, E. Princípios de análise e projeto de sistemas com UML. 2. ed. Rio de Janeiro: Elsevier, 2007.
GILLEANES, T. A. Guedes. UML 2: uma abordagem prática. 2. ed. São Paulo: Novatec, 2011.
DEVMEDIA. Por dentro do PrimeFaces 2.2. Revista Java Magazine, n. 93. Disponível em: http://www.devmedia.com.br/por-dentro-do-primefaces-2-2-artigo-revista-javamagazine-93/21651. Acesso em: 7 maio 2016.
CAELUM. Java EE 6: Começando com Bean Validation. Disponível em: http://blog.caelum.com.br/java-ee-6-comecando-com-bean-validation/. Acesso em: 11 maio 2016.
SPRING. Spring Security. Disponível em: http://projects.spring.io/spring-security/. Acesso em: 11 maio 2016.
HEINZELMANN, L.; MELO, A. A. Programação Java para a Web. 1. ed. São Paulo: Novatec, 2010.
APACHE. Welcome to Apache Maven. Disponível em: https://maven.apache.org/. Acesso em: 11 maio 2016.
DEVMEDIA. Conceitos básicos sobre metodologias ágeis para desenvolvimento de software (Metodologias clássicas x Extreme Programming). Disponível em: http://www.devmedia.com.br/conceitos-basicos-sobre-metodologias-ageis-para-desenvolvimento-de-software-metodologias-classicas-x-extreme-programming/10596. Acesso em: 11 maio 2016.
BAUER, C.; KING, G. Java Persistence com Hibernate. 1. ed. Rio de Janeiro: Ciência Moderna, 2007.
LIMA, N. N. Persistência em banco de dados: um estudo prático sobre as API JPA e JDO. 2009.
MANHÃES TELES, V. Melhoria. Disponível em: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/principios/melhoria. Acesso em: 12 out. 2016.
MANHÃES TELES, V. Passos de bebê. Disponível em: http://www.desenvolvimentoagil.com.br/xp/principios/passos_bebe. Acesso em: 12 out. 2016.
MANIFESTO ÁGIL. Princípios por trás do manifesto ágil. Disponível em: http://www.manifestoagil.com.br/principios.html.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.