Aprendizagem Baseada em Jogos (GBL) para o Ensino de História: Uma Adaptação da Epopeia de Gilgamesh

Autores

  • Kauã B. T. C. Silva Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Wanderley A. Teixeira Jr. Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Frank W. C. Oliveira Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Felipe L. G. Figueira Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Eduardo H. M. Cruz Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Linnyer B. R. Aylon Universidade Estadual de Maringá (UEM) Autor

Palavras-chave:

Epopeia de Gilgamesh, Godot Engine, Jogos digitais, Aprendizagem baseada em Jogos, Ensino de História

Resumo

O presente artigo apresenta o desenvolvimento e a avaliação de um jogo digital educativo baseado na Epopeia de Gilgamesh. Em contraste com abordagens tradicionais pautadas em dinâmicas de pergunta-resposta, o projeto alinha o apelo narrativo-visual de jogos comerciais ao conteúdo histórico-literário para promover aprendizagem implícita. A metodologia incluiu um estudo com 6 estudantes, mediado por um professor de história, a fim de mensurar o engajamento e a compreensão da narrativa. A análise de escalas Likert e de relatos qualitativos indica o potencial pedagógico da abordagem, contribuindo para a aplicação da Aprendizagem Baseada em Jogos no ensino de história.

Referências

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Publicado

07-11-2025

Como Citar

Aprendizagem Baseada em Jogos (GBL) para o Ensino de História: Uma Adaptação da Epopeia de Gilgamesh. (2025). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/119

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