Desenvolvimento de um jogo educativo voltado para o ensino de física

Autores

  • Kauã Marcondes dos Santos Instituto Federal do Paraná – Campus Paranavaí Autor
  • Eduardo H. M. Cruz Instituto Federal do Paraná – Campus Paranavaí Autor
  • Frank W. C. Oliveira Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor

Palavras-chave:

Jogos, Aprendizagem baseada em Jogos

Resumo

O trabalho apresenta a criação de um jogo digital com foco educativo, voltado para o ensino de física. A proposta busca integrar conceitos como força, gravidade e aceleração em uma mecânica de tiro ao alvo, onde o jogador manipula variáveis físicas para atingir objetivos. Utilizando a engine Godot e a linguagem GDScript, o projeto foi estruturado em fases progressivas que estimulam o raciocínio lógico e a aplicação prática dos conteúdos. A conclusão destaca o potencial lúdico do jogo como ferramenta pedagógica, e os autores planejam expandir o escopo e testar sua eficácia em ambientes escolares

Referências

Brasil, P. G. (2025). pgb 2025 revela que 82,8% dos brasileiros jogam games digitais. https://tv.sbt.com.br/programas/variedades/sbtgames/noticia/281884-pgb-2025-revela-que-828-dos-brasileiros-jogam-games-digitais-e-aponta-crescimento-dos-jogos-de-sorte. Acesso em: 22 set. 2025.

Engine, G. (2025). Godot engine - engine de jogos 2d e 3d gratuito e de código aberto. Acessado em 22 de setembro de 2025.

Gmeiner, R. (2025). Habilidades do seculo xxi e letramento digital: por que são essenciais na educação atual. Acesso em: 22 set. 2025.

Huizinga, J. (1980). Homo Ludens: O jogo como elemento da cultura. Perspectiva, São Paulo.

Downloads

Publicado

07-11-2025

Como Citar

Desenvolvimento de um jogo educativo voltado para o ensino de física. (2025). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/139

Artigos Semelhantes

1-10 de 49

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.