Apostamathema
Um Jogo para o Ensino e Aprendizagem da Matemática
Palavras-chave:
Jogos, Matemática, Recurso DidáticoResumo
O APOSTAMATHEMA e um recurso didático que visa motivar estudantes na elaboração de jogos matemáticos, promovendo a construção do conhecimento e a aplicação do pensamento crítico e criativo. O processo de criação do jogo envolve quatro etapas: estudo de conceitos básicos de matemática, elaboração de perguntas e regras, construção do jogo físico e, por fim, desenvolvimento de um protótipo automatizado. A proposta busca integrar matemática, informática e eletromecânica, proporcionando uma aprendizagem lúdica e significativa. O jogo pode ser utilizado em diversas instituições de ensino, contribuindo para o raciocínio lógico, autonomia e desenvolvimento cognitivo dos alunos.
Referências
Campos, C. R., Jacobini, O. R., Wodewotzki, M. L. L., and Ferreira, D. H. L. (2013). Educação estatística no contexto da educação crítica. Revista Bolema, 24(39):473–494.
Carcanholo, F. P. S. (2015). Os jogos como alternativa metodológica no ensino de matemática. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.
Moreira, J. C. A. (2014). Os jogos no ensino da matemática: atividades envolvendo jogos matemáticos no ensino de frações para alunos nas séries finais do ensino fundamental. Monografia (licenciatura em matemática), Universidade Estadual de Goiás, Jussara, Brasil.
Parra, C. and Saiz, I. (1996). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Artes Médicas, Porto Alegre, Brasil.
Passos, C. L. B. (2009). Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In Lorenzato, S., editor, O laboratório de ensino de matemática na formação de professores, pages 78–95. Autores Associados, Campinas, Brasil, 2nd edition.
Sá, A. L. and Machado, M. C. (2017). O uso do software geogebra no estudo de funções. In XIV EVIDOSOL e XI CILTEC Online.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.