O Uso do Memorex como Recurso Auxiliar para Lidar com a Resolução de Questões de Geometria Analítica
Palavras-chave:
Memorex, Geometria analítica, Ensino de MatemáticaResumo
Este Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) investiga o uso do Memorex, um material esquematizado e resumido, como ferramenta de apoio à aprendizagem de Geometria Analı́tica. O objetivo é facilitar a compreensão, a fixação e a aplicação prática dos conteúdos de ponto, reta e outros tópicos. O projeto apresenta duas versões do material: uma fı́sica, com fórmulas, mapas mentais e questões de vestibulares e Enem, e outra digital, desenvolvida com o uso de Tecnologia da Informação. A versão digital foi criada com recursos de programação e design de interfaces, resultando em uma página interativa e dinâmica. O estudo avalia a eficácia do Memorex fı́sico em provas e questionários, e o potencial da versão digital na promoção da autonomia e da integração entre Matemática e Tecnologia da Informação.
Referências
BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2018. Disponível em: http://basenacionalcomum.mec.gov.br/. Acesso em: 17 set. 2025.
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Educação Matemática: da teoria à prática. Campinas: Papirus, 1996.
FIORENTINI, Dario; LORENZATO, Sergio. Investigação em Educação Matemática: percursos teóricos e metodológicos. Campinas: Autores Associados, 2009.
Moreira, M. A. (2011). Aprendizagem significativa: da visão clássica à visão crítica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, 4(1), 5–24.
Novak, J. D.; Gowin, D. B. (1999). Aprendendo a aprender. Plátano.
OLIVEIRA, R. S. Estratégias didáticas para o ensino de Matemática: esquemas e mapas conceituais. São Paulo: Cortez, 2021.
POLYA, G. How to solve it: a new aspect of mathematical method. Princeton: Princeton University Press, 1995.
SILVA, J. F. A organização esquemática no ensino da Matemática. Curitiba: Appris, 2019.
SILVA, Maria José da. Dificuldades de aprendizagem em Geometria Analítica: um estudo no Ensino Médio. Revista de Educação Matemática, São Paulo, v. 15, n. 19, p. 55-72, 2017.
SOUZA, M. A.; LIMA, P. R. Aprendizagem ativa em Matemática: estratégias para reduzir a ansiedade e promover a autonomia. Belo Horizonte: Autêntica, 2020.
VYGOTSKY, L. S. A formação social da mente. 7. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2007.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Giovanna De Brito dos Santos, Rafael Henrique Dalegrave Zottesso, Angela Fontana Marques (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.