Educação Inclusiva

O Uso de Recursos Didáticos-Pedagógicos para o Processo de Aprendizagem de Estudantes Não Videntes

Autores

  • Emanuellen Silva de Abreu Autor
  • Angela Fontana Marques Autor
  • Elizete Pinto Cruz Autor

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Processamento Fonológico

Resumo

O processamento fonológico é essencial no ensino da matemática para estudantes não videntes, auxiliando na compreensão de conceitos, embora não assegure a aplicação autônoma. Essa necessidade foi identificada durante as aulas de matemática no IFPR com uma aluna não vidente. A matemática contém muitos conceitos abstratos, geralmente expressos por meio de recursos visuais. Para garantir uma aprendizagem equitativa, implementaram-se estratégias que utilizam recursos didático-pedagógicos, tais como: materiais grafotáteis e ferramentas tecnológicas, como o WhatsApp, para oportunizar à estudante que ela construísse conhecimento e pudesse reinventar a matemática por meio da matematização. Neste artigo, serão apresentadas e discutidas as elaborações das trajetórias de aprendizagem da estudante não vidente ao utilizar esses recursos didático-pedagógicos no seu processo de aprendizagem.

Referências

Cerqueira, J. B. and Ferreira, M. A. (1996). Os recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant.

Kochhann, A., Ferreira, K. C. B., and Souza, J. M. d. (2015). O uso do WhatsApp como possibilidade de aprendizagem: uma experiência no ensino superior. Anais da Semana de Integração da UEG Câmpus Inhumas, 2(1):473–483.

Mattar, J. (2014). Design educacional: educação a distância na prática. Artesanato Educacional, São Paulo, Brasil, 1st edition.

Moran, J. M. (2015). Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Papirus, Campinas, Brasil.

Downloads

Publicado

12-12-2024

Como Citar

Educação Inclusiva: O Uso de Recursos Didáticos-Pedagógicos para o Processo de Aprendizagem de Estudantes Não Videntes. (2024). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/234

Artigos Semelhantes

1-10 de 129

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)