Educação Inclusiva
O Uso de Recursos Didáticos-Pedagógicos para o Processo de Aprendizagem de Estudantes Não Videntes
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Processamento FonológicoResumo
O processamento fonológico é essencial no ensino da matemática para estudantes não videntes, auxiliando na compreensão de conceitos, embora não assegure a aplicação autônoma. Essa necessidade foi identificada durante as aulas de matemática no IFPR com uma aluna não vidente. A matemática contém muitos conceitos abstratos, geralmente expressos por meio de recursos visuais. Para garantir uma aprendizagem equitativa, implementaram-se estratégias que utilizam recursos didático-pedagógicos, tais como: materiais grafotáteis e ferramentas tecnológicas, como o WhatsApp, para oportunizar à estudante que ela construísse conhecimento e pudesse reinventar a matemática por meio da matematização. Neste artigo, serão apresentadas e discutidas as elaborações das trajetórias de aprendizagem da estudante não vidente ao utilizar esses recursos didático-pedagógicos no seu processo de aprendizagem.
Referências
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