Apostamathema
Um Jogo para o Ensino e Aprendizagem da Matemática
Keywords:
Jogos, Matemática, Recurso DidáticoAbstract
APOSTAMATHEMA is a teaching resource aimed at motivating students to create mathematical games, promoting knowledge construction and the application of critical and creative thinking. The game creation process involves four stages: studying basic math concepts, developing questions and rules, building the physical game, and finally, creating an automated prototype. The proposal seeks to integrate mathematics, computing, and electromechanics, providing a playful and meaningful learning experience. The game can be used in various educational institutions, contributing to students’ logical reasoning, autonomy, and cognitive development.
References
Campos, C. R., Jacobini, O. R., Wodewotzki, M. L. L., and Ferreira, D. H. L. (2013). Educação estatística no contexto da educação crítica. Revista Bolema, 24(39):473–494.
Carcanholo, F. P. S. (2015). Os jogos como alternativa metodológica no ensino de matemática. Dissertação (mestrado), Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, Brasil.
Moreira, J. C. A. (2014). Os jogos no ensino da matemática: atividades envolvendo jogos matemáticos no ensino de frações para alunos nas séries finais do ensino fundamental. Monografia (licenciatura em matemática), Universidade Estadual de Goiás, Jussara, Brasil.
Parra, C. and Saiz, I. (1996). Didática da Matemática: reflexões psicopedagógicas. Artes Médicas, Porto Alegre, Brasil.
Passos, C. L. B. (2009). Materiais manipuláveis como recursos didáticos na formação de professores de matemática. In Lorenzato, S., editor, O laboratório de ensino de matemática na formação de professores, pages 78–95. Autores Associados, Campinas, Brasil, 2nd edition.
Sá, A. L. and Machado, M. C. (2017). O uso do software geogebra no estudo de funções. In XIV EVIDOSOL e XI CILTEC Online.
Downloads
Published
Issue
Section
Categories
License

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.