Resolução de Problemas para o ensino de Matrizes e Programação Computacional: Resultados e Impactos de uma Oficina
Palavras-chave:
Ensino de Matemática, Tecnologias digitais, Resolução de problemas, Operações de matrizesResumo
Este artigo relata um estudo de caso da oficina “Resolução de Problemas para o ensino de Matrizes por Meio do Desenvolvimento de Programas Computacionais”, aplicado a estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR – Campus Paranavaí.
A oficina investigou as contribuições pedagógicas de integração colaborativa entre matrizes e programação. Baseada na Educação Matemática Realística (RME) e na Tecnologia da Informação, a proposta buscou aproximar os assuntos a contextos reais. Os resultados demonstraram maior engajamento e compreensão dos conceitos pelos estudantes. Conclui-se que a estratégia articula teoria matemática e pratica computacional no ensino técnico integrado.
Referências
Carneiro, R. F. and Passos, C. L. B. (2014). A utilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de matemática: limites e possibilidades. Revista Eletronica de Educação, 8(2):101–119.
de Sa, A. L. and Machado, M. C. (2017). O uso do software GeoGebra no estudo de funções. Anais do Encontro Virtual de Documentac ̧ao em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online.
Freudenthal, H. (1971). Geometry between the devil and the deep sea. In The teaching of geometry at the pre-college level: Proceedings of the second CSMP international conference co-sponsored by Southern Illinois University and Central Midwestern Regional Educational Laboratory, pages 137–159. Springer.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Bruna Carvalho Steca, Yasmim Soares Bortese, Marcelo Figueiredo Terenciani, Angela Fontana Marques (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.