Resolução de Problemas para o ensino de Matrizes e  Programação Computacional: Resultados e Impactos de uma Oficina

Autores

  • Bruna Carvalho Steca Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Yasmim Soares Bortese Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Marcelo Figueiredo Terenciani Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Angela Fontana Marques Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor

Palavras-chave:

Ensino de Matemática, Tecnologias digitais, Resolução de problemas, Operações de matrizes

Resumo

Este artigo relata um estudo de caso da oficina “Resolução de Problemas para o ensino de Matrizes por Meio do Desenvolvimento de Programas Computacionais”, aplicado a estudantes do curso Técnico em Informática Integrado ao Ensino Médio do IFPR – Campus Paranavaí. 
A oficina investigou as contribuições pedagógicas de integração colaborativa entre matrizes e programação. Baseada na Educação Matemática Realística (RME) e na Tecnologia da Informação, a proposta buscou aproximar os assuntos a contextos  reais. Os resultados demonstraram maior engajamento e compreensão dos conceitos pelos estudantes. Conclui-se que a estratégia articula teoria matemática e pratica computacional no ensino técnico integrado.

Referências

Carneiro, R. F. and Passos, C. L. B. (2014). A utilização das tecnologias da informação e comunicação nas aulas de matemática: limites e possibilidades. Revista Eletronica de Educação, 8(2):101–119.

de Sa, A. L. and Machado, M. C. (2017). O uso do software GeoGebra no estudo de funções. Anais do Encontro Virtual de Documentac ̧ao em Software Livre e Congresso Internacional de Linguagem e Tecnologia Online.

Freudenthal, H. (1971). Geometry between the devil and the deep sea. In The teaching of geometry at the pre-college level: Proceedings of the second CSMP international conference co-sponsored by Southern Illinois University and Central Midwestern Regional Educational Laboratory, pages 137–159. Springer.

Downloads

Publicado

07-11-2025

Como Citar

Resolução de Problemas para o ensino de Matrizes e  Programação Computacional: Resultados e Impactos de uma Oficina. (2025). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/151

Artigos Semelhantes

1-10 de 73

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)