Sistema Web de Sugestões de Melhorias para o IFPR - Campus Paranava´í
Palavras-chave:
Participação Digital, Usabilidade, Colaboração, Gestão Acadêmica, Sistema webResumo
Este artigo apresenta o desenvolvimento de um sistema web voltado para o envio e a gestão de sugestões de melhorias no IFPR - Campus Paranavaí. A plataforma visa facilitar a comunicação entre a comunidade acadêmica e a administração, promovendo a transparência e agilidade no atendimento das demandas. O sistema inclui módulos de sugestões, categorias, cursos e comentários, permitindo uma participação organizada e democrática. Este trabalho integra o projeto final do curso Técnico de Informática, unindo desenvolvimento web e envolvimento institucional
Referências
Barbieri, J. C. and Álveres, A. C. T. (2005). O retorno dos sistemas de sugestão: abordagens, objetivos e um estudo de caso. Cadernos EBAPE. BR, 3:01 - 17
Borchardt, P. and dos santos, G. V. (2014). Gestão de ideias para inovação: transformando a criatividade em soluções práticas. RAI Revista de Administração e Inovação, 11(1):203 - 237.
Castells, M. (1999).A sociedade em rede: A era da informação: economia, sociedade e cultura. Volume 1. Paz e Terra, São Paulo, 6 edition.
Demo, P. (2009). Educação e Democracia. Cortez, São Paulo, 16 edition
Holovaty, A. and Kaplan - Moos, J. (2009). The definitive Guide to Django: Web Development Done Right. Apress, USA, 2 edition.
Nielsen, J. (2012). Usability Engineering - Morgan Kaufmann, USA.
Pressman, R. S. (2011). Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional. McGraw - Hill, São Paulo, 7 edition.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Maria Eduarda Pereira, Carlos de Almeida Morgado Neto, Ayslan Trevizan Possebom, Rafael Henrique Dalegrave Zottesso (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.