Construção e uso de teodolito para o estudo da trigonometria
Palavras-chave:
Construção de teodolito, Problemas de trigonometria, Medições com teodolito.Resumo
Este trabalho é fruto de um projeto de pesquisa que alia conteúdos de trigonometria a situações práticas de obtenção de medidas e alturas inalcançáveis. Na primeira fase do projeto, como motivação inicial, foi lançado o desafio de medir a altura da estrutura metálica que compõe o portal do campus do IFPR de Paranavaí, posteriormente, foi desenvolvido o trabalho de pesquisa sobre trigonometria e construção de um modelo matemático, na tentativa de generalizar a situação e preparar os alunos para a próxima etapa do projeto, que visa a construção de ferramentas para auxiliar essas medições. Para o modelo inicial, a semelhança de triângulos e as relações trigonométricas no triângulo retângulo foram aplicadas, tomando como referência, a sombra projetada pela estrutura, comparada com a sombra de objeto de medidas conhecidas. Durante os estudos, o ângulo de visada apareceu como item importante a ser medido e o protótipo de um teodolito foi construído e reformulado com essa finalidade, utilizando uma base de madeira do tipo MDF, revestida pela impressão graduada de um transferidor de 360° e uma caneta tipo laser para auxiliar no foco do alvo da medição. Durante a fase de testes, foram realizadas medições de prédios e mastros do campus, enquanto trabalhavam-se também noções de aproximações e médias. Como conclusões, pode ser apontado o avanço dos alunos nos estudos da trigonometria e desenvoltura dos mesmos em trabalhos práticos de medições de distâncias e alturas utilizando o teodolito.
Referências
BASSANEZI, R. C. Ensino-Aprendizagem com Modelagem Matemática. 4a ed. Ed. Contexto. São Paulo, 2014.
BOYER, C. História da Matemática. Trad. de Elza Gomide. São Paulo: Edgard Blücher Ltda,1974.
BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
D’AMBRÓSIO, U. Da Realidade à ação: reflexões sobre Educação e Matemática. São Paulo: Universidade Estadual de Campinas,1986. 115p.
DANTE, L.R., Didática da Resolução de Problemas de Matemática. Ed. Ática. São Paulo, 2000.
USP - Universidade de São Paulo. E-cálculo, Instituto de Física. Disponível em <http://ecalculo.if.usp.br/historia/historia_trigonometria.htm>. Acesso em 04/11/2016.
EVES, H. Introdução à História da Matemática. Trad. Hygino H. Domingues, São Paulo: Unicamp, 1995. 843p.
KATO, L. A. et al. Situações matemáticas sob o olhar da modelagem matemática, resolução de problemas e investigação. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 10, 2010, Salvador. Anais... Salvador, 2010.
SMOLE, K.S.,& DINIZ, M.I., (Orgs.) Ler, escrever e resolver problemas: Habilidades básicas para aprender matemática. Ed. Artmed. Porto Alegre-RS, 2001.
SOUZA, J. R. Matemática. Novo olhar. 2 ed. São Paulo: FTD, 2013. vol. 1 e 2.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
Disponível
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Simpósio de Controle e Processos Industriais

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SIMPROIN o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.