O ensino da programação no ensino médio: o uso do Scratch para o ensino de lógica de programação a jovens estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Sílvio Vidal
Palavras-chave:
Scratch, Ensino de Programação , Extensão Universitária, Inclusão DigitalResumo
Este artigo apresenta a experiência de estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranavaı́, na aplicação de um minicurso de introdução à programação com a ferramenta Scratch, destinado a alunos do Colégio Estadual Cı́vico-Militar Sı́lvio Vidal. O objetivo foi despertar o interesse pela área de computação, introduzir conceitos básicos de lógica de programação e estimular habilidades como raciocı́nio lógico, criatividade e resolução de problemas. A proposta surgiu da percepção da crescente relevância da tecnologia na sociedade contemporânea e da necessidade de ampliar o acesso ao conhecimento digital em escolas públicas. A metodologia adotada privilegiou uma abordagem lúdica e acessı́vel, proporcionando aos participantes o primeiro contato com programação de maneira prática e intuitiva. Os resultados evidenciaram alto engajamento dos alunos, com interesse em desenvolver jogos eletrônicos e explorar a área da tecnologia, confirmando a eficácia do Scratch como recurso pedagógico.
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