MoldaEdu: Proposta de implementação de um sistema gamificado em um ambiente com restrições tecnológicas

Autores

  • Arthur Heiji Voos Shiroshima Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Fabrício Henrique Machado dos Santos Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Marcelo Figueredo Terenciani Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Evanise Araújo Caldas Ruiz Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor

Palavras-chave:

Gamificação, Educação, Evasão Escolar

Resumo

O artigo apresenta o projeto extensionista MoldaEdu, desenvolvido por estudantes do Instituto Federal do Paraná em parceria com o Colégio Estadual Cívico-Militar Sílvio Vidal. A iniciativa propôs o uso da gamificação em contextos com restrições tecnológicas, por meio de fichas físicas chamadas Vidais, como estratégia para estimular o engajamento escolar. O projeto foi divulgado durante a Semana de Práticas de Extensão do IFPR, em palestras e atividades que reuniram cerca de 75 estudantes. O relato destaca os aprendizados decorrentes da concepção e apresentação do projeto, evidenciando seu potencial formativo e social.

Referências

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Publicado

07-11-2025

Como Citar

MoldaEdu: Proposta de implementação de um sistema gamificado em um ambiente com restrições tecnológicas. (2025). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/172

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