O ensino da programação no ensino médio: o uso do Scratch para o ensino de lógica de programação a jovens estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Sílvio Vidal

Autores

  • Eduardo Augusto Dias Marionucci Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Luan Gabriel da Silva Freitas Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Mauro Libanore Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Tayna V. Silva Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Evanise Araujo Caldas Ruiz Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Marcelo Figueiredo Terenciani Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor

Palavras-chave:

Scratch, Ensino de Programação , Extensão Universitária, Inclusão Digital

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranavaı́, na aplicação de um minicurso de introdução à programação com a ferramenta Scratch, destinado a alunos do Colégio Estadual Cı́vico-Militar Sı́lvio Vidal. O objetivo foi despertar o interesse pela área de computação, introduzir conceitos básicos de lógica de programação e estimular habilidades como raciocı́nio lógico, criatividade e resolução de problemas. A proposta surgiu da percepção da crescente relevância da tecnologia na sociedade contemporânea e da necessidade de ampliar o acesso ao conhecimento digital em escolas públicas. A metodologia adotada privilegiou uma abordagem lúdica e acessı́vel, proporcionando aos participantes o primeiro contato com programação de maneira prática e intuitiva. Os resultados evidenciaram alto engajamento dos alunos, com interesse em desenvolver jogos eletrônicos e explorar a área da tecnologia, confirmando a eficácia do Scratch como recurso pedagógico.

Referências

Batista, E., Jr., A. C., Bogarim, C., and Larrea, A. (2015). Utilizando o scratch como ferramenta de apoio para desenvolver o raciocı́nio lógico das crianças do ensino básico de uma forma multidisciplinar. In Anais do XXI Workshop de Informática na Escola, pages 350–359, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/16534.

Papert, S. (1980). Mindstorms: children, computers, and powerful ideas. Basic Books, New York.

Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hernández, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., Millner, A., Rosenbaum, E., Silver, J., Silverman, B., and Kafai, Y. (2009). Scratch: programming for all. Communications of the ACM, 52(11):60–67. Disponı́vel em:https://doi.org/10.1145/1592761.1592779. Acesso em: setembro de 2025.

Scratch Foundation (2019). Scratch - about. Disponı́vel em: https://scratch.mit.edu/about. Acesso em: setembro de 2025.

Severino, A. J. (2007). Metodologia do trabalho cientı́fico. Cortez, São Paulo, 23 edition.

Souza, A., Neto, N., Eliote, Y., Oliveira, E., Classe, T., Castro, R., Lima, A., and Gimenez, P. (2023). Desenvolvendo o pensamento computacional utilizando scratch: Um relato de experiência da formação de professores da educação básica. In Anais do XXIX Workshop de Informática na Escola, pages 918–929, Porto Alegre, RS, Brasil. SBC. https://sol.sbc.org.br/index.php/wie/article/view/26373.

Warschauer, M. (2003). Technology and social inclusion: rethinking the digital divide. MIT Press, Cambridge, MA.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35. Disponı́vel em: https://doi.org/10.1145/1118178.1118215. Acesso em: setembro de 2025.

Downloads

Publicado

07-11-2025

Como Citar

O ensino da programação no ensino médio: o uso do Scratch para o ensino de lógica de programação a jovens estudantes do Colégio Estadual Cívico-Militar Sílvio Vidal. (2025). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/175

Artigos Semelhantes

11-20 de 71

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)