Educação Inclusiva

O Uso de Recursos Didáticos-Pedagógicos para o Processo de Aprendizagem de Estudantes Não Videntes

Authors

  • Emanuellen Silva de Abreu Author
  • Angela Fontana Marques Author
  • Elizete Pinto Cruz Author

Keywords:

Ensino de Matemática, Processamento Fonológico

Abstract

O processamento fonológico é essencial no ensino da matemática para estudantes não videntes, auxiliando na compreensão de conceitos, embora não assegure a aplicação autônoma. Essa necessidade foi identificada durante as aulas de matemática no IFPR com uma aluna não vidente. A matemática contém muitos conceitos abstratos, geralmente expressos por meio de recursos visuais. Para garantir uma aprendizagem equitativa, implementaram-se estratégias que utilizam recursos didático-pedagógicos, tais como: materiais grafotáteis e ferramentas tecnológicas, como o WhatsApp, para oportunizar à estudante que ela construísse conhecimento e pudesse reinventar a matemática por meio da matematização. Neste artigo, serão apresentadas e discutidas as elaborações das trajetórias de aprendizagem da estudante não vidente ao utilizar esses recursos didático-pedagógicos no seu processo de aprendizagem.

References

Cerqueira, J. B. and Ferreira, M. A. (1996). Os recursos didáticos na educação especial. Revista Benjamin Constant.

Kochhann, A., Ferreira, K. C. B., and Souza, J. M. d. (2015). O uso do WhatsApp como possibilidade de aprendizagem: uma experiência no ensino superior. Anais da Semana de Integração da UEG Câmpus Inhumas, 2(1):473–483.

Mattar, J. (2014). Design educacional: educação a distância na prática. Artesanato Educacional, São Paulo, Brasil, 1st edition.

Moran, J. M. (2015). Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica. Papirus, Campinas, Brasil.

Published

2024-12-12

How to Cite

Educação Inclusiva: O Uso de Recursos Didáticos-Pedagógicos para o Processo de Aprendizagem de Estudantes Não Videntes. (2024). Information Technology Week, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/234

Similar Articles

1-10 of 129

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)