Sistema de Alarme-Sensor de Enchente
Palavras-chave:
Arduíno, Android, nível, GSM, Alarme.Resumo
O Rompimento da barragem na cidade de Mariana, na região central de Minas Gerais, trouxe a tona vários problemas de fiscalização de órgãos públicos e falta comprometimento da própria empresa Samarco, responsável pela barragem (TREVISAN, 2016). Segundo Ribeiro, 2015, os moradores da região atingida pela tragédia alegaram a falta de um alarme sonoro que pudesse antecipar o aviso à população. A liquefação tem sido apontada como possível causa do desastre ocasionado pela barragem da Samarco, que causou a morte de dezenove pessoas e deixou uma desaparecida (SOCIEDADE MINEIRA DE ENGENHEIROS, 2016). Diante deste quadro problemático, o presente projeto propõe um sistema de alarme capaz de identificar níveis de fluídos, seja ele uma solução homogênea ou com dejetos (heterogênea), na borda de uma barragem ou outro lugar estratégico, de modo a identificar transbordo ou rompimento de uma barragem de dejetos, alagamentos ou enchentes. Para tal serão utilizados uma plataforma Arduíno, um módulo RTC, dois sensores de nível, um módulo cartão SD com micro cartão SD de 2gb de memória, um GSM GPRS Shield com chip GSM de qualquer operadora, uma case personalizada construída em PLA (poliácido láctico) e uma bateria de 9v comum. Espera-se, com este projeto, adquirir dados de sensores de nível, transformá-los em informação e enviar a mesma para um celular que utilize chip GSM de qualquer operadora, além de registrar em um cartão SD data, hora, estados dos sensores de nível, temperatura e a confirmação de envio de alerta em mensagem de texto.
Referências
BANGOOD. SIM900 Quad Band GSM GPRS Shield Development Board ForArduino. Disponivel em: <https://www.google.com.br/url?sa=i&rct=j&q=&esrc=s&source=images&cd=&cad=rja&uact=8&ved=2ahUKEwji56WP7K7dAhXHE5AKHZMQBOoQjRx6BAgBEAU&url=https%3A%2F%2Fwww.banggood.com%2FSIM900-Quad-band-GSM-GPRS-Shield-Development-Board-For-Arduino-p-964229.html&psig=AOvVaw1h0cYLrFNvK-Ot_EwAzT_k&ust=1536614198348130> Acesso em: 9 de setembro de 2018.
EVANS, Martin. Arduíno em ação. Disponível em: <https://books.google.com.br/books?hl=ptBR&lr=&id=tig0CgAAQBAJ&oi=fnd&pg=PA8&dq=arduino+em+acao&ots=mRgoeg_qP&sig=pSxBvzIVLPxaa_ZKU_GBA1sWOpw#v=onepage&q=arduino%20em%20acao&f=false> Acesso em: 12 de julho de 2017.
MONK, Simon. Projetos com Arduíno e Android. Use Seu Smartphone ou Tablet Para Controlar o Arduíno. Editora: Bookman. Edição: 1a. Setembro, 2013.
MONK, Simon. 30 Projetos com Arduíno. Editora: Bookman. Edição: 1a. Fevereiro, 2014.
M. PECHOTO, Murilo. Rede de sensores sem fio para monitorar rios urbanos.2012, pag1.
RIBEIRO, Bruno. Moradores se queixam de falta de alarme; empresa diz que seguiu regra. Disponível em: http://brasil.estadao.com.br/noticias/geral,moradores-se-queixam-de-falta-de-alarme-empresa-diz-que-cumpriu-regras,10000001343>. 2015. Acessado em: 06 de março de 2017.
SAY, M. G. Eletricidade Geral: Fundamentos. Ed Hemus, 2004.
SEDRA, Adel S.; SMITH, Kenneth C. Microeletrônica. 4ed. São Paulo: Makron Books, 2000. 1270p.
SOCIEDADE MINEIRA DE ENGENHEIROS. Especialistas criticam falta de fiscalização a barragens em MG. Disponível em:<http://www.sme.org.br/html/sessao_48/2016/03/10/noticias/id_sessao=48&id_noticia=1568/noticias.shtml>. 2016. Acessado em: 06 de março de 2017.
STRAMOSK JÚNIOR, Arnaldo. MÓDULO PARA AUTOMAÇÃO RESIDENCIAL COM TECNOLOGIA MÓVEL GPRS. 2009, p85. Disponível em:<http://ilhadigital.florianopolis.ifsc.edu.br/index.php/ilhadigital/article/viewFile/11/11> Acesso em: 10 de julho de 2017.
TREVISAN, Karina. Especialistas criticam falta de fiscalização a barragens em MG. Disponível em: <http://g1.globo.com/economia/noticia/2016/03/especialistas-criticam-falta-de-fiscalizacao-barragens-em-mg.html>. 2016. Acessado em: 06 de março de 2017.
WIDMER, Neal S.; TOCCI, Ronald J. Sistemas Digitais: Princípios e Aplicações. 2011.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
DisponívelEdição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SIMPROIN o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.