DISPOSITIVO DE ALERTA VIA BLUETOOTH
Palavras-chave:
Arduino, App MIT Inventor 2, Modelo bluetooth HC-06.Resumo
O tema aborda a integração de dispositivos eletrônicos para aplicações nos meios acadêmicos e científicos. Este trabalho integra o conhecimento de eletrônica digital e dispositivos eletrônicos para o alerta de pessoas que se encontram distantes do dispositivo central. Os componentes que integrados no projeto foram: microcontrolador, módulo bluetooth HC 06 e dispositivo com Android, via aplicação do App MIT Inventor 2. Os dispositivos citados são capazes de realizar alterações em seu modo de operação conforme a necessidade do usuário. Com a utilização de componentes de programação, o Arduino representa a base para a pesquisa desenvolvida. O princípio da utilização do Arduino foi a comunicação entre o dispositivo com Android e o módulo bluetooth do Arduino, por meio da utilização do App MIT Inventor 2. Essa comunicação viabilizou a lógica para a decisão de alerta caso seja identificado o distanciamento dos dispositivos do sistema desenvolvido.
Referências
BANZI, M. Primeiros Passos com Arduino. São Paulo: Novatec, 2012. Acessado em 20/11/2017
HILL, Simon. History of Android: First ApplicationsPrototypes& Other Events. 2010.
Disponível em <http://www.brighthub.com/mobile/google-android/articles/18260.aspx> Acessado em: 20/11/2017.
MARSCZAOKOSKI, F. G.; CRUZ, R. P.; ABREU E SILVA, W. de. Sistema Micro controlado de Irrigação Aplicado a Morangueiros. Trabalho de Conclusão de Curso. Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2013. Acessado em 20/11/2017.
MIT APP INVENTOR, Interface entre Arduino e Android com Bluetooth. ROBOTIZANDO. Curso de Arduino.
Disponível em: <http://www.robotizando.com.br/curso_arduino_software pg1.phpnetfontes.com.br> Acessado em 20/11/2017.
Downloads
Publicado
Declaração de Disponibilidade de Dados
DisponívelEdição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Zandoná, Leonardo Elias Santiago, Maria Gabriele Kenis de Morais, Rofolfo Rodrigues Barrionuevo Silva Silva (Orientador) (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SIMPROIN o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.