A produção de uma palestra extensionista sobre letramento digital e segurança nas redes
Palavras-chave:
Extensão, Letramento digital, Segurança digitalResumo
A curricularização da extensão constitui uma parte fundamental da formação acadêmica no ensino superior. Um tema no qual se pode demandar ações de extensão é o letramento e segurança digital, pois o acesso contemporâneo a internet demanda de atenção para a utilização responsável da tecnologia. Nesse âmbito, o componente curricular de Práticas de Extensão do Câmpus Paranavaí do Instituto Federal do Paraná elaborou uma iniciativa extensionista direcionada a alunos do Colégio Cívico Militar Estadual Sílvio Vidal. O projeto teve sua base estrutural fundamentada em nas práticas extensionistas de outras instituições fora do estado do Paraná, pesquisados por diferentes grupos. O tema chave, letramento digital foi desenvolvido com parte de várias pesquisas exploratórias e revisões da literatura. As atividades de extensão foram realizadas em Julho de 2025, durante o período de uma semana, onde palestras com carácter informal e interativo desenvolvidas por grupos de discentes foram realizadas para os alunos dos cursos técnicos de Desenvolvimento e Administração do Colégio. A experiência extensionista evidenciou para os integrantes dos grupos o protagonismo estudantil e a didática.
Referências
BAWDEN, D. et al. (2008). Origins and concepts of digital literacy. Digital literacies: Concepts, policies and practices, 30(2008):17–32.
BHAVSAR, V., KADLAK, A., and SHARMA, S. (2018). Study on phishing attacks.
International Journal of Computer Applications, 182(33):27–29.
BRASIL (19 dez. 2018). Resolução nº 7, de 18 de dezembro de 2018. estabelece as diretrizes para a extens˜ao na educaç˜ao superior brasileira. Minist´erio da Educaç˜ao, Conselho Nacional de Educação.
DATASENADO (2024). Panorama pol´ıtico 2024: Apostas esportivas, golpes digitais e endividamento. Technical report, Instituto de Pesquisa DataSenado.
FORPROEX (2012). Pol´ıtica nacional de extens˜ao universit´aria. FORPROEX.
LIMA, N. V. and de CARVALHO, A. B. (2022). Letramento digital: breve revis˜ao bibliogr´afica do limiar entre conceitos e concepções de professoras e de professores. Texto Livre
REZENDE, M. V. D. (2016). O conceito de letramento digital e suas implicações pedag´ogicas. Texto livre.
SILVA, L. H. d. L. and de FRANC¸ A, R. S. (2023). Educaç˜ao para a cidadania digital: Um mapeamento sobre as pr´aticas de ensino para promover a seguranc¸a e a privacidade de dados. In Workshop sobre Educaç˜ao em Computação (WEI), pages 533–544. SBC.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Felipe Fabris Leite Victorino, Daniel Alves Moura, Francisco Simões Oliveira, Marcelo Figueiredo Terenciani, Evanise Araujo Caldas Ruiz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.