Click Consciente: Uma Experiência Intergeracional no Combate às Fake News

Authors

  • Giovanna Bernadelli Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Maria Eduarda Fiorenzano Bruning Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Murilo Rolim Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Marcelo Figueiredo Terenciani Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Evanise Araujo Caldas Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author

Keywords:

Projeto de Extensão, Fake News, Tecnologia

Abstract

O trabalho apresenta a experiência do projeto de extensão "Click Consciente", desenvolvido por discentes de Engenharia de Software do IFPR – Campus Paranavaí. A iniciativa teve como propósito enfrentar os desafios da desinformação no ambiente digital, fortalecendo o pensamento crítico e promovendo a cidadania digital em diferentes faixas etárias.  O projeto foi direcionado a dois públicos específicos: alunos do Ensino Médio do Colégio Estadual Silvio Vidal e idosos atendidos pelo CRAS de Nova Aliança do Ivaí. Para contemplar suas particularidades, foram aplicadas metodologias adaptadas, com palestras interativas, análise de exemplos reais e uso de ferramentas de engajamento como quiz digital e rodas de conversa. A proposta destaca-se pela abordagem intergeracional, que possibilitou a construção de um espaço de diálogo e aprendizado mútuo entre jovens e idosos. Assim, evidencia-se a importância da extensão universitária como meio de articulação entre conhecimento acadêmico e demandas sociais contemporâneas.

References

BRASIL (2018). Plano nacional de educac¸ao 2014–2024: Lei n ˜

o 13.005, de 25 de

junho de 2014. Technical report, Ministerio da Educac¸ ´ ao, Bras ˜ ´ılia. Dispon´ıvel em:

http://pne.mec.gov.br.

Luce, B. (2021). Idosos e fake news: desafios da desinformac¸ao na terceira idade. ˜ Revista

Longeviver, 4(1).

Pennycook, G. and Rand, D. G. (2021). The psychology of fake news. Trends in Cognitive

Sciences, 25(5):388–402.

Wardle, C. and Derakhshan, H. (2017). Information disorder: Toward an interdisciplinary

framework for research and policy making. Technical report, Council of

Europe, Strasbourg. Dispon´ıvel em: https://rm.coe.int/information-disorder-report2017/1680764666.

Published

2025-11-07

How to Cite

Click Consciente: Uma Experiência Intergeracional no Combate às Fake News. (2025). Information Technology Week, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/157

Similar Articles

1-10 of 70

You may also start an advanced similarity search for this article.