Tecnologia e Impacto Social: o papel do Instagram e das ferramentas online na promoção da Dignidade Feminina e redução da pobreza menstrual
Palavras-chave:
Pobreza Menstrual, Saúde PúblicaResumo
A pobreza menstrual, conceito definido pela ONU em 2014, refere-se à falta de acesso a itens de higiene, infraestrutura e informações sobre o ciclo menstrual. No Brasil, 30% das mulheres enfrentam esse problema, resultando em evasão escolar e dificuldades de higiene devido à falta de saneamento básico e recursos. O projeto propõe uma pesquisa para embasar um questionário online aplicado a alunos, servidores e terceirizados do IFPR-Campus Paranavaí, com o objetivo de identificar situações constrangedoras, avaliar a necessidade de investimentos em absorventes e ampliar o conhecimento sobre o tema. Além disso, será criado um perfil nas redes sociais para promover a dignidade feminina.
Referências
(2018). Absorvendo o Tabu. Netflix. 26 min, Documentário. Disponível em: https://www.netflix.com. Acesso em: 17 de março de 2024.
(2018). Padman – Homem Absorvente. 140 min, Drama. Co-produção Índia e Estados Unidos. Acesso em: 17 de março de 2024.
da S. Soares, L. M. (2022). Os reflexos da pobreza menstrual no Brasil. Artigo científico de conclusão de curso de Pós-Graduação Lato Sensu da Escola da Magistratura do Estado do Rio de Janeiro. Acesso em: 17 de março de 2024.
Filho, A. R. (2021). A influência da tecnologia no comportamento social humano. Revista Innovatio, 1(9):51–60.
Organização Das Nações Unidas. Fundo de População da ONU e UNICEF lançam relatório sobre pobreza menstrual no Brasil. Acesso em: 20 de agosto de 2024.
Organização Das Nações Unidas (2014). Frame work of actions of the follow-up to the programme of action of the international conference of population and development beyond 2014. Acesso em: 16 de março de 2024.
Projeto Dignidade Feminina (2024). Instagram: Projeto dignidade feminina. Acesso em: 20 de junho de 2024.
Reyes, G. B., da Silva, D. R. Q., and Jung, H. S. (2023). Reflexões sobre a pobreza menstrual de estudantes na educação básica brasileira. Ambivalências, 11(21):40–60. Acesso em: 01 de outubro de 2024.
UNICEF and UNFPA (2021). Pobreza menstrual no Brasil: desigualdades e violações de direitos. Acesso em: 16 de março de 2024.
UNICEF and UNFPA (2024). No Brasil, milhões de meninas carecem de infraestrutura e itens básicos para cuidados menstruais. Acesso em: 17 de agosto de 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.