Relato de Experiência da Oficina "Desmontando o Computador" no Contexto da Extensão Universitária

Autores

  • Brayan B. T. C. Silva Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Gabriel dos Anjos Lucim Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Evanise Araujo Caldas Ruiz Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor

Palavras-chave:

Hardware, Computador, Experiência

Resumo

Este artigo apresenta a experiência de estudantes do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranavaí, na aplicação da oficina Desmontando o Computador, destinada a alunos do Colégio Cívico-Militar Sílvio Vidal. O objetivo foi desmistificar o hardware, apresentar os principais componentes do computador e explicar suas funções de forma clara e acessível, contribuindo para a alfabetização tecnológica e a formação cidadã. A proposta surgiu da constatação de que, embora os jovens sejam usuários intensivos de tecnologia, poucos compreendem seus fundamentos. A metodologia priorizou uma abordagem prática e interativa, permitindo que os participantes tivessem contato direto com as peças de um computador desmontado. Os resultados evidenciaram engajamento dos alunos, que demonstraram curiosidade e interesse pelo funcionamento do computador, além de avanços no raciocínio lógico e na compreensão crítica dos dispositivos tecnológicos. Conclui-se que o projeto contribuiu para a democratização do acesso ao conhecimento tecnológico, fortalecendo o papel da extensão universitária como elo entre academia e comunidade.

Referências

da Educação, B. M. (2022). Diretrizes para a inserção da computação na educação básica.

Medeiros, D. S. and Almeida, L. C. B. (2020). O uso do software scratch como ferramenta para desenvolver o raciocínio lógico: um relato de experiência. In Congresso Nacional de Educação (CONEDU), 7., Maceió. CONEDU.

Resnick, M., Maloney, J., Monroy-Hernández, A., Rusk, N., Eastmond, E., Brennan, K., Millner, A., Rosenbaum, E., Silver, J., Silverman, B., and Kafai, Y. (2009). Scratch: Programming for all. Communications of the ACM, 52(11):60–67.

Rigo, D. C., Cordenonsi, A. Z., and Tolfo, A. P. (2021). O ensino do pensamento computacional na educação básica através do scratch. In Workshop de Informática na Escola (WIE/CBIE), 13., pages 110–119, Porto Alegre. SBC.

Severino, A. J. (2007). Metodologia do trabalho científico. Cortez, São Paulo, 23 edition.

Unicamp (2016). A importância da extensão universitária: Conectando academia e comunidade. Disponível em: https://www.proec.unicamp.br/extensionando/extensionando-o-que-e-extensao/. Acessado em: Agosto de 2025.

Valente, J. A. and Almeida, M. E. B. d. (2014). Inclusão digital em questão. Cortez, São Paulo.

Warschauer, M. (2003). Technology and Social Inclusion: Rethinking the Digital Divide. MIT Press, Cambridge, MA.

Wing, J. M. (2006). Computational thinking. Communications of the ACM, 49(3):33–35.

Downloads

Publicado

07-11-2025

Como Citar

Relato de Experiência da Oficina "Desmontando o Computador" no Contexto da Extensão Universitária. (2025). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/180

Artigos Semelhantes

1-10 de 20

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)