Desenvolvimento de um Sistema de Gestão para o NAPNE do IFPR - Campus Paranavaí

Autores

  • Lucas Rodrigues Ribeiro Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Guilherme Messias Ambrozim Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Fabiano Utiyama Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Rafael Zottesso Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Elizete Cruz Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor

Palavras-chave:

Inclusão educacional, Acessibilidade digital, Gestão Acadêmica

Resumo

Este trabalho apresenta o desenvolvimento de um sistema integrado para auxiliar na gestão das atividades do Núcleo de Apoio a Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE) do IFPR – Campus Paranavaí. O sistema busca melhorar a comunicação entre setores, centralizar informações e garantir um acompanhamento pedagógico mais eficiente, inclusivo e acessível para alunos com deficiência, altas habilidades ou transtornos do desenvolvimento. Entre as funcionalidades estão controle de acesso por perfil, interface acessível, registro individualizado e geração de relatórios. O projeto promove a inclusão digital e otimiza a resposta institucional às necessidades educacionais desses estudantes.

Referências

Ambler, Scott W. (2013). Uml class diagrams: Inheritance guidelines. https://agilemodeling.com/style/classdiagram.htm. Acesso em: Acesso em: 7 out. 2025.

BRASIL (1996). Lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9394.htm. Acesso em: 23 set. 2025.

BRASIL (2015). Lei n. 13.146, de 6 de julho de 2015. institui a lei brasileira de inclusão da pessoa com deficiência (estatuto da pessoa com deficiência). Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2015/lei/l13146.htm. Acesso em: 23 set. 2025.

BRASIL (2018). Lei n. 13.709, de 14 de agosto de 2018. lei geral de proteção de dados pessoais (lgpd). Diário Oficial da União. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2015-2018/2018/lei/L13709.htm. Acesso em: [Data do seu acesso].

Caetano, M. A. L. (2021). Python e mercado financeiro: programação para estudantes, investidores e analistas. Blucher, São Paulo, 1 edition.

Django Software Foundation (2024a). Referência de models: Model instance methods (versão 5.2). https://docs.djangoproject.com/pt-br/5.2/ref/models/instances/#model-instance-methods. Acesso em: Acesso em: 7 out. 2025.

Django Software Foundation (2024b). Tópicos de banco de dados: Models (versão 5.2). https://docs.djangoproject.com/pt-br/5.2/topics/db/models/. Acesso em: Acesso em: 7 out. 2025.

Governo Federal. Acessibilidade digital. https://www.gov.br/governodigital/pt-br/acessibilidade-e-usuario/acessibilidade-digital. Acesso em: 23 set. 2025.

Ortiz, E. A., Alfaro, M. P., Vásquez, M., and Zoido, P. (2021). Os Sistemas de Informação e Gestão Educacional (SIGED) da América Latina e do Caribe: o caminho para a transformação digital da gestão educacional. Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Acesso em: 23 set. 2025.

SciELO (2023). Acessibilidade digital: barreiras e práticas inclusivas. https://www.scielo.br/j/pci/a/YCTSyKmxjY4FQcDZRWZXxLc/?format=html&lang=pt. Acesso em: 23 set. 2025.

Silva, T. (2021). Django de A a Z: crie aplicações web rápidas, seguras e escaláveis com Python. Casa do Código, São Paulo, 1 edition.

Sommerville, I. (2019). Engenharia de Software. Pearson, São Paulo, 10 edition.

World Wide Web Consortium (W3C) (2018). Web content accessibility guidelines (wcag) 2.1. https://www.w3.org/WAI/standards-guidelines/wcag/. Acesso em: 7 out. 2025.

Downloads

Publicado

07-11-2025

Como Citar

Desenvolvimento de um Sistema de Gestão para o NAPNE do IFPR - Campus Paranavaí. (2025). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/116

Artigos Semelhantes

1-10 de 44

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.