Combate ao Sedentarismo: O Papel da Atividade Física na Promoção da Saúde

Autores

  • Emanuely de Carvalho Niza Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Natan Garcia Moreira Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Fabiano Utiyama Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor
  • Guilherme França Fusco Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Autor

Palavras-chave:

Sedentarismo, Atividade Física, Saúde, Qualidade de Vida

Resumo

Este estudo tem como objetivo destacar a importância do combate ao sedentarismo e demonstrar como a prática regular de atividades fı́sicas pode contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida. A pesquisa analisou os impactos da inatividade fı́sica na saúde fı́sica e mental e apresentou estratégias acessı́veis para incentivar a prática de exercı́cios no cotidiano. Realizou-se uma coleta de dados seguindo o padrão de questões do Physical Activity Questionnaire for Adolescents (PAQ-A), aplicado a estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranavaı́. Os resultados apontaram uma alta taxa de comportamento sedentário entre os participantes, evidenciando a necessidade de ações educativas que promovam hábitos mais ativos. Como forma de divulgar os resultados e alertar para a questão do sedentarismo, foi desenvolvido um site utilizando HTML, CSS, JavaScript e Bootstrap. A ferramenta computacional também permite que os usuários respondam de forma interativa o questionário PAQ-A. O estudo reforça a importância do uso de tecnologias educacionais como ferramentas para a promoção da saúde e conscientização entre os jovens.

Biografia do Autor

  • Emanuely de Carvalho Niza, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí

    Estudante do ensino médio integrado ao curso técnico em informática do Instituto Federal Campus Paranavaí.

  • Fabiano Utiyama, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí

    Doutor em Informática.

  • Guilherme França Fusco, Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí

    Pós-Graduação em Personal Trainer - FAFIPA

Referências

Guedes, J. B. and Guedes, D. P. (2005). Medida da atividade fı́sica em jovens brasileiros: Reprodutibilidade e validade do paq-c e paq-a. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 11(3):151–158.

Malta, D. C. and et al. (2018). Prevalência de adolescentes fisicamente ativos nas capitais brasileiras: Pesquisa nacional de saúde do escolar 2012 e 2015. Revista Brasileira de Epidemiologia, 21(supl. 1):e180006.supl.1.

Ministério da Saúde (2021). Guia de Atividade Fı́sica para a População Brasileira. Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde.

Organização Mundial da Saúde (OMS) (2020). Atividade fı́sica. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/physical-activity. Acesso em: 20 out. 2025.

Downloads

Publicado

07-11-2025

Como Citar

Combate ao Sedentarismo: O Papel da Atividade Física na Promoção da Saúde. (2025). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/168

Artigos Semelhantes

1-10 de 69

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.