Combate ao Sedentarismo: O Papel da Atividade Física na Promoção da Saúde
Palavras-chave:
Sedentarismo, Atividade Física, Saúde, Qualidade de VidaResumo
Este estudo tem como objetivo destacar a importância do combate ao sedentarismo e demonstrar como a prática regular de atividades fı́sicas pode contribuir para a melhoria da saúde e da qualidade de vida. A pesquisa analisou os impactos da inatividade fı́sica na saúde fı́sica e mental e apresentou estratégias acessı́veis para incentivar a prática de exercı́cios no cotidiano. Realizou-se uma coleta de dados seguindo o padrão de questões do Physical Activity Questionnaire for Adolescents (PAQ-A), aplicado a estudantes do ensino médio do Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranavaı́. Os resultados apontaram uma alta taxa de comportamento sedentário entre os participantes, evidenciando a necessidade de ações educativas que promovam hábitos mais ativos. Como forma de divulgar os resultados e alertar para a questão do sedentarismo, foi desenvolvido um site utilizando HTML, CSS, JavaScript e Bootstrap. A ferramenta computacional também permite que os usuários respondam de forma interativa o questionário PAQ-A. O estudo reforça a importância do uso de tecnologias educacionais como ferramentas para a promoção da saúde e conscientização entre os jovens.
Referências
Guedes, J. B. and Guedes, D. P. (2005). Medida da atividade fı́sica em jovens brasileiros: Reprodutibilidade e validade do paq-c e paq-a. Revista Brasileira de Medicina do Esporte, 11(3):151–158.
Malta, D. C. and et al. (2018). Prevalência de adolescentes fisicamente ativos nas capitais brasileiras: Pesquisa nacional de saúde do escolar 2012 e 2015. Revista Brasileira de Epidemiologia, 21(supl. 1):e180006.supl.1.
Ministério da Saúde (2021). Guia de Atividade Fı́sica para a População Brasileira. Secretaria de Atenção Primária à Saúde, Departamento de Promoção da Saúde.
Organização Mundial da Saúde (OMS) (2020). Atividade fı́sica. https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/physical-activity. Acesso em: 20 out. 2025.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Emanuely de Carvalho Niza, Natan Garcia Moreira, Fabiano Utiyama, Guilherme França Fusco (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.