Desenvolvimento de uma carteirinha estudantil digital

Authors

  • Aline Yuka Noguti Author
  • Eduardo Albuquerque Ribeiro Author
  • Keren Apuque Cardoso de Morais Author
  • Renato Augusto Platz Guimaraes Neto Author
  • Vinıcius Margonar Author
  • Marcelo Figueiredo Terenciani Author
  • Frank Willian Cardoso de Oliveira Author

Keywords:

Carteirinha Estudantil Digital (CIE), Metodologia Ágil (Scrum), Desenvolvimento Multiplataforma (Flutter)

Abstract

1. Introdução

O presente estudo descreve o desenvolvimento de um protótipo funcional de um sistema de carteirinha estudantil digital, realizado durante o terceiro ano do curso de Engenharia de Software do Instituto Federal do Paraná (IFPR), Campus Paranavaí. O projeto está sendo desenvolvido nas disciplinas de “Construção de Software” e “Projeto Integrador II”, com o objetivo de aplicar de forma prática os conceitos aprendidos em sala de aula, resultando na criação de um sistema completo ao longo das aulas.

A digitalização de processos acadêmicos, como a emissão de carteirinhas estudantis, representa uma importante evolução no contexto educacional, garantindo maior agilidade, segurança e praticidade para os alunos e a instituição. De acordo com [Serviço de Atendimento ao Estudante 2024], a Carteira de Identificação Estudantil (CIE)é o documento do estudante, é regido por instrumento de lei, ele ajuda a evitar fraudes e ainda garante meia-entrada nos cinemas e eventos culturais.

O projeto de um sistema digital de CIEs moderniza a emissão e uso desses documentos, integrando uma plataforma segura e prática à instituição de ensino. Essa solução substitui o processo físico tradicional, facilitando o acesso dos alunos a serviços acadêmicos via autenticação QR code. Com o avanço das tecnologias móveis, a aplicação traz praticidade e eficiência ao conectar este novo sistema ao já existente, beneficiando tanto os estudantes quanto a instituição.

O desenvolvimento do sistema contou com a utilização das seguintes tecnologias: HTML, CSS, JavaScript, Dart/Flutter, Java e Eclipse. Para a criação da landing page do sistema, foram utilizados HTML, CSS e JavaScript, permitindo uma interface inicial simples e acessível para apresentação do projeto. O frontend do aplicativo foi desenvolvido utilizando Dart, com o framework Flutter, que conforme [Amazon Web Services 2023] é uma estrutura de desenvolvimento de aplicações em multiplataforma, que retira a necessidade de desenvolver aplicações nativas.

No backend, foi feita integração com o Cronos, um sistema do próprio IFPR campus Paranavaí. Este, por sua vez, utiliza linguagem Java em seu desenvolvimento. Essa escolha possibilitou uma integração com seu banco de dados, para que os dados dos alunos possam ser validados e também, para que não seja necessária a criação de sistema diferente para acesso da secretaria de ensino.

A metodologia ágil, por meio do Scrum, dividida em sprints, foi adotada para organizar e otimizar o processo de desenvolvimento. Conforme [Kumar and Bhatia 2012], uma equipe de Scrum tem pelo menos cinco membros, podendo chegar a centenas. Além disso, as iterações do projeto utilizando o referido framework são chamadas de sprints, estas podendo durar até um mês.

O uso do GitHub foi indispensável para o gerenciamento de código e a colaboração da equipe. Apesar dos pequenos deslizes cometidos no início como commits feitos diretamente na branch principal, a equipe obteve êxito na utilização da tecnologia, passando as funcionalidades ou correções para branches separadas, o que possibilitou revisar o código antes de submetê-lo à branch principal. Tal controle de versão permitiu um fluxo de desenvolvimento mais seguro, onde as alterações podiam ser testadas isoladamente, garantindo uma boa integração e reduzindo possíveis conflitos no código.

A equipe foi organizada em atribuições distintas, isso foi fundamental para o bom andamento do projeto. O Product Owner (PO) era responsável por entender as necessidades do cliente e definir as prioridades para a equipe, enquanto o Scrum Master facilitava a comunicação, monitorava o progresso das sprints e auxiliava quando eventuais obstáculos que poderiam afetar o desenvolvimento surgiam. Os desenvolvedores ficaram encarregados da implementação das funcionalidades do sistema, atuando tanto no frontend quanto no backend, bem como garantindo a qualidade do código com práticas de testes e revisões colaborativas.

Na primeira sprint do desenvolvimento do sistema de carteirinha estudantil digital, o foco esteve na construção da landing page, utilizando as tecnologias anteriormente mencionadas. Como as histórias de usuários já estavam prontas e as tarefas foram bem definidas, o time pôde avançar sem percalços. O processo de planejamento foi eficaz, e o desenvolvimento da página fluiu conforme o esperado, sem que houvesse necessidade de revisões ou ajustes significativos nessa fase inicial.

A segunda sprint apresentou desafios maiores, principalmente relacionados ao versionamento do Flutter, que afetou o trabalho dos desenvolvedores. Apesar do contratempo, a equipe avançou sem débitos técnicos. Durante essa fase, foram desenvolvidas diversas funcionalidades, como o ícone do aplicativo, a imagem de carregamento, a tela de login com autenticação por impressão digital e o carrossel que exibe tanto a carteirinha estudantil quanto o QR code de validação. No entanto, até o final dessa sprint, o sistema ainda não havia sido integrado ao backend, o que limitou a validação dos códigos gerados.

Na terceira e atual sprint, a equipe avançou na implementação de novas funcionalidades voltadas à melhoria da experiência do usuário. Entre elas, o armazenamento local de dados para permitir o uso da carteirinha mesmo offline, além da autenticação com a secretaria via cadastro de senha e envio de foto. Com isso, os alunos não precisarão mais se deslocar fisicamente até a secretaria para solicitar a carteirinha. Também estão sendo desenvolvidas notificações que avisam a secretaria sobre novos pedidos e informam os alunos sobre o status do seu pedido, esteja ele sob análise, aprovado ou reprovado. Além disso, foi iniciada a construção de uma página para que a secretaria possa gerenciar os pedidos de carteirinha diretamente.

Entre os desafios enfrentados nessa sprint, destacam-se contratempos logísticos na própria instituição, como quedas de energia e internet, o que impactou o desenvolvimento em mais de uma aula. Além disso, as altas temperaturas e o mau funcionamento dos aparelhos de ar condicionado criaram um ambiente menos propício ao trabalho. A equipe também teve dificuldades com o Cronos, software utilizado pela instituição, que opera em Java 8 e Eclipse, uma tecnologia já desatualizada, exigindo esforços adicionais para garantir a integração.

Até o presente momento, o desenvolvimento desse sistema avançou significativamente, superando diversos desafios técnicos e institucionais. O uso do Scrum permitiu à equipe adaptar-se rapidamente às mudanças e demandas do cliente, proporcionando um fluxo contínuo de desenvolvimento. Funcionalidades importantes, como a criação da carteirinha digital, autenticação com digital e armazenamento local de dados, já foram implementadas. Embora a conexão entre o frontend e o backend ainda esteja em desenvolvimento e existam possíveis débitos técnicos a serem resolvidos, o feedback positivo do cliente reflete o sucesso do projeto até aqui.

De modo geral, a equipe se mostrou satisfeita com a metodologia empregada, onde foi possível saborear, ainda que de forma muito leve, como funciona o mercado de trabalho e suas exigências. A experiência de empregar os conhecimentos teóricos de forma prática se mostrou valiosa para o grupo, visto que o uso das novas tecnologias aprendidas ao longo do ano foi colocado à prova.

No que tange às tecnologias, inicialmente houveram dificuldades com relação ao uso do GitHub e o versionamento do código, bem como uso de branches resultando em conflitos de merge. Como já citado anteriormente também houveram problemas com a linguagem definida para o desenvolvimento mobile e web.

Além disso, a escolha da equipe se mostrou essencial, visto que a sinergia entre os membros foi aumentando ao longo das sprints, o que resultou em melhores entregas e um melhor aproveitamento da forma como um é capaz de compreender o código e a lógica do outro, fazendo uso de padronizações.

O objetivo da próxima e possivelmente última sprint será implementar os débitos técnicos deixados para trás, garantindo a conclusão de funcionalidades críticas e a entrega de uma solução completa e pronta para uso.

References

Amazon Web Services (2023). O que é o Flutter? Accessed: 2024-10-19.

Kumar, G. and Bhatia, P. K. (2012). Impact of agile methodology on software development process. International Journal of Computer Technology and Electronics Engineering (IJCTEE), 2(4):46–50.

Serviço de Atendimento ao Estudante (2024). O que é o documento do estudante? Acessado: 22 de outubro de 2024.

Published

2024-12-12

How to Cite

Desenvolvimento de uma carteirinha estudantil digital. (2024). Information Technology Week, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/268

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