Macri: Design and Development of a 2D Fighting Game
Keywords:
Development, Animation Principles, Fighting Games, SOLID, CouplingAbstract
This summary addresses the experience of developing a 2D fighting game applying object orientation through SOLID principles, using geometric shapes to calculate collisions and animation principles applied in the context of fighting games.
References
Am´elio, C. d. O. (2018). A ind´ustria e o mercado de jogos digitais no brasil. XVII SBGames, Foz do Iguac¸u, Paran´a, Brasil, pages 1497–1506. Dispon´ıvel em https://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/IndustriaFull/188510.pdf. Acesso em 29 ago. 2025.
Bahia, S., Izolani, L. G., and Stein, M. (2020). 12 princ´ıpios de animac¸ ˜ao em jogos de luta. Proceedings of SBGames 2020. Dispon´ıvel em https://www.sbgames.org/proceedings2020/ArtesDesignFull/209727.pdf. Acesso em 26 mar. 2025.
Barr, P., Noble, J., and Biddle, R. (2007). Video game values: Human–computer interaction and games. Interacting with Computers, 19(2):180–195. HCI Issues in Computer Games. Dispon´ıvel em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0953543806001159. Acesso em 4 abr. 2025.
Ferreira, L. H., Pires, D. S., Dantas, M. S., and Lima, F. R. d. (2011). Produc¸ ˜ao de jogos digitais educativos por alunos do ensino superior. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI). Dispon´ıvel em https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/download/3486/3445. Acesso em: 27 mar. 2025.
Ketonen, M. (2016). Designing a 2d fighting game. Thesis, Bachelor of Business Administration, Business Information Technology. Dispon´ıvel em https://www.theseus.fi/bitstream/handle/10024/118514/Thesis_Miikka_Ketonen_KAT13PT.pdf?sequence=1. Acesso em 27 mar. 2025.
Mileff, P. (2023). Collision detection in 2d games. Production Systems and Information Engineering, 11(3):10. Dispon´ıvel em https://ojs.uni-miskolc.hu/index.php/psaie/article/view/2167. Acesso em 24 mar. 2025.
SDL Contributors (2025). Simple DirectMedia Layer Wiki. SDL. Vers˜ao 2.30.4. Dispon´ıvel em https://wiki.libsdl.org/. Acesso em 19 de set. 2025.
Valente, M. T. (2020). Engenharia de software moderna. Princ´ıpios e pr´aticas para desenvolvimento de software com produtividade, 1(24). Dispon´ıvel em https://engsoftmoderna.info/. Acesso em 25 mai. 2025.
Downloads
Published
Issue
Section
Categories
License
Copyright (c) 2025 André Ricardo Zavan, Iago Gonçalves de Meira (Autor)

This work is licensed under a Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.