Macri: Design e Desenvolvimento de um Jogo de Luta 2D

Autores

  • André Ricardo Zavan Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranavaí Autor
  • Iago Gonçalves de Meira Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranavaí Autor

Palavras-chave:

Acoplamento, Desenvolvimento, Princípios de Animação, Jogos de Luta, SOLID

Resumo

Este resumo aborda a experiência de desenvolvimento de um jogo de luta 2D aplicando orientação a objetos através dos princípios SOLID, utilização de formas geométricas para cálculo de colisões e princípios de animação aplicados no contexto de jogos de luta.

Referências

Am´elio, C. d. O. (2018). A ind´ustria e o mercado de jogos digitais no brasil. XVII SBGames, Foz do Iguac¸u, Paran´a, Brasil, pages 1497–1506. Dispon´ıvel em https://www.sbgames.org/sbgames2018/files/papers/IndustriaFull/188510.pdf. Acesso em 29 ago. 2025.

Bahia, S., Izolani, L. G., and Stein, M. (2020). 12 princ´ıpios de animac¸ ˜ao em jogos de luta. Proceedings of SBGames 2020. Dispon´ıvel em https://www.sbgames.org/proceedings2020/ArtesDesignFull/209727.pdf. Acesso em 26 mar. 2025.

Barr, P., Noble, J., and Biddle, R. (2007). Video game values: Human–computer interaction and games. Interacting with Computers, 19(2):180–195. HCI Issues in Computer Games. Dispon´ıvel em https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0953543806001159. Acesso em 4 abr. 2025.

Ferreira, L. H., Pires, D. S., Dantas, M. S., and Lima, F. R. d. (2011). Produc¸ ˜ao de jogos digitais educativos por alunos do ensino superior. Anais do Workshop sobre Educação em Computação (WEI). Dispon´ıvel em https://sol.sbc.org.br/index.php/wei/article/download/3486/3445. Acesso em: 27 mar. 2025.

Ketonen, M. (2016). Designing a 2d fighting game. Thesis, Bachelor of Business Administration, Business Information Technology. Dispon´ıvel em https://www.theseus.fi/bitstream/handle/10024/118514/Thesis_Miikka_Ketonen_KAT13PT.pdf?sequence=1. Acesso em 27 mar. 2025.

Mileff, P. (2023). Collision detection in 2d games. Production Systems and Information Engineering, 11(3):10. Dispon´ıvel em https://ojs.uni-miskolc.hu/index.php/psaie/article/view/2167. Acesso em 24 mar. 2025.

SDL Contributors (2025). Simple DirectMedia Layer Wiki. SDL. Vers˜ao 2.30.4. Dispon´ıvel em https://wiki.libsdl.org/. Acesso em 19 de set. 2025.

Valente, M. T. (2020). Engenharia de software moderna. Princ´ıpios e pr´aticas para desenvolvimento de software com produtividade, 1(24). Dispon´ıvel em https://engsoftmoderna.info/. Acesso em 25 mai. 2025.

Downloads

Publicado

07-11-2025

Como Citar

Macri: Design e Desenvolvimento de um Jogo de Luta 2D. (2025). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/137

Artigos Semelhantes

11-20 de 72

Você também pode iniciar uma pesquisa avançada por similaridade para este artigo.