Engenharia Reversa no Site Cronos do IFPR
Palavras-chave:
Engenharia de Software, Engenharia Reversa, Engenharia de RequisitosResumo
Este trabalho apresenta a aplicação de engenharia reversa no sistema Cronos, utilizado pelo Instituto Federal do Paraná (IFPR) para o gerenciamento de Atividades Complementares. Muitos sistemas web, embora essenciais para atividades acadêmicas, sofrem com a falta de documentação técnica, o que dificulta sua manutenção e evolução a longo prazo. O objetivo principal é extrair e registrar os requisitos funcionais, não funcionais e as regras de negócio do Cronos, além de produzir diagramas de casos de uso e de classes em UML para mitigar os riscos associados à ausência de documentação. A metodologia adotada é qualitativa e descritiva, baseada na observação direta da interface do sistema. Como resultados parciais, foram identificados 44 requisitos funcionais, 14 não funcionais e 7 regras de negócio, além da elaboração dos diagramas. Conclui-se que a engenharia reversa é uma abordagem eficaz para documentar sistemas legados, garantindo a preservação do conhecimento e a sustentabilidade do sistema.
Referências
Chikofsky, E. J. and Cross, II, J. H. (1990). Reverse engineering and design recovery: A taxonomy. IEEE Software, 7(1):13–17.
Cognin, S. (1999). Sistemas legados: a engenharia reversa pode ser a solução? Dissertação de mestrado em engenharia de produção, Universidade Federal de Santa Catarina, Florianópolis.
Pressman, R. S. (2011). Engenharia de Software: Uma Abordagem Profissional. AMGH Editora Ltda., 7 edition.
Schirru, L., Fleury, A., and Yu, A. S. O. (2014). A Engenharia Reversa de Software no Brasil: Análise sob o Ponto de Vista Legal e Técnico. In Anais do XI Encontro Acadêmico de Propriedade Intelectual, Inovação e Desenvolvimento (ENAPID), Florianópolis, SC.
Sommerville, I. (2011). Engenharia de Software. Pearson Addison Wesley, São Paulo, 9 edition.
Valente, M. T. (2024). Capı́tulo 3: Requisitos — engenharia de software moderna. https://engsoftmoderna.info/cap3.html. Acesso em: 28 ago. 2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 André Ricardo Zavan, Helon Bentes Bastos Xavier (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.