Desenvolvimento de Aplicativo M´ovel para Idosos: Enfoque em Acessibilidade, Usabilidade e Comunicabilidade
Palavras-chave:
Engenharia de Software, Melhor Idade, Aplicativo Mobile, Desenvolvimento de SoftwareResumo
O artigo tem como objetivo apresentar o desenvolvimento de um aplicativo móvel voltado para o público idoso, priorizando critérios de comunicabilidade, acessibilidade e usabilidade. A proposta buscou facilitar o controle e a gestão de medicamentos para esse público, que cresce significativamente com o envelhecimento populacional e ainda enfrenta dificuldades no uso de tecnologias digitais. Até o momento, foram mapeadas boas práticas de usabilidade por meio de mapeamento sistemático e avaliação heurística baseada em Nielsen. Também foram levantados requisitos funcionais e não funcionais, utilizando observação direta e métodos analíticos, como card sorting, com participação dos usuários. A partir desses dados, foi desenvolvido um protótipo funcional que incorpora princípios de acessibilidade e usabilidade. Como próximos passos, será realizada a implementação completa do aplicativo e testes adicionais com o público-alvo. Espera-se que o artigo contribua para a inclusão digital dos idosos, promovendo o uso autônomo da tecnologia e apoiando o autocuidado e a gestão da saúde.
Referências
DEVELOPERS, G. (2023). Material design. Dispon´ıvel em: https://material.io/
E SOUZA, M. S.; Da Silva, H. B. R. M. I. (2019). A empatia no processo de desenvolvi-mento de interfaces. amp; hci, [s.l.], v. 7, n. 1, p. 1-13, 2019.
IBGE (2023). Populac¸ ˜ao cresce, mas n´umero de pessoas com menos de 30 anos cai 5,4Dispon´ıvel em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/34438-populacao-cresce-mas-numero-de-pessoas-com-menos-de-30-anos-cai-5-4-de-2012-a-2021.
ISO (2018). ISO 9241-11:2018 - Ergonomics of human-system interaction — Part 11: Usability: Definitions and concepts. Dispon´ıvel em: https://www.iso.org/
standard/63500.html.
MIRANDA, L.M.; FARIAS, S. (2009). Contributions from the internet for elderly people: a review of the literature. Interface - Comunic., Sa´ude, Educ., v.13, n.29, p.383-94. 2009.
NIELSEN, J.; MACK, R. L. E. (1994). Heuristic evaluation: Usability inspection meth-
ods.
NORMAN, D. (2013). The design of everyday things. new york: Basic books.
PREECE, J.; SHARP, H. R. Y. (2015). Interaction design: beyond human-computer in-
teraction. 4. ed.
SHARP, H.; ROGERS, Y. P. J. (2019). Interaction design: beyond human-computer in-teraction. 5. ed. hoboken: Wiley.
SILVEIRA, R. M. (2024). Como o design de interfaces pode facilitar o uso de produtos digitais por pessoas idosas. Revista Cient´ıfica Multidisciplinar N´ucleo do Conheci-mento. Ano 09, Ed. 04, Vol. 01, pp. 150-172. Abril de 2024.
SOMMERVILLE, I. (2011). Software engineering. 9.
W3C (2015). Web content accessibility guidelines (wcag).
WHO (2024). World Health Organization - Ageind and Health. Dispon´ıvel em:
https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/ageing-and-health.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Eduardo Barbeiro Garcia, Vitor Barbeiro Garcia, Rafael Leonardo Bento Ouverney, Eduardo A. Ribeiro, Evanise Araújo Caldas Ruiz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.