Scrum Hero
Gamificando o Framework Scrum
Palavras-chave:
Scrum, Gamificação, Engenharia de SoftwareResumo
Este artigo apresenta uma proposta de framework para planejamento e acompanhamento de projetos de software baseado em Scrum, empregando técnicas de gamificação. O objetivo desta proposta é verificar como a gamificação interfere na motivação e eficiência de uma equipe de desenvolvimento em um ambiente real. Visto que o desenvolvimento de software ainda sofre com problemas relacionados ao empenho dos desenvolvedores.
Referências
CUNNINGHAM, C.; ZICHERMANN, G. Gamification by design: implementing game mechanics in web and mobile apps. 2011.
FAETH, F. IT project failure rates: facts and reasons. 2012. Disponível em: http://faethcoaching.com/it-project-failure-rates-facts-and-reasons/. Acesso em: 12 mar. 2016.
GENECA. Interview based study of software projects. 2011. Disponível em: http://calleam.com/WTPF/?page_id=1445. Acesso em: 12 mar. 2016.
MEDEIROS, D. B. Introdução de gamificação no desenvolvimento de software. 2015.
SABBAGH, R. Scrum: gestão ágil para projetos de sucesso. 2013.
SANTOS JUNIOR, S. A. Gamificação: introdução e conceitos básicos. 2014.
SCHWABER, K. Agile project management with Scrum. Redmond, WA: Microsoft Press, 2004. ISBN 073561993X.
SCHWABER, K.; SUTHERLAND, J. Guia do Scrum: um guia definitivo para o Scrum – as regras do jogo. 2011.
SHIRALIGE, A. Agile/Scrum foundation training and coaching workshop. Disponível em: http://www.agilebuddha.com/trainings-workshops/scrum-trainingworkshop/. Acesso em: 30 out. 2016.
STANDISH GROUP. CHAOS Report. 2015. Disponível em: http://www.infoq.com/articles/standish-chaos-2015. Acesso em: 12 mar. 2016.
SUTHERLAND, J. Scrum: a arte de fazer o dobro de trabalho na metade do tempo. 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.