Análise e Desenvolvimento de um Sistema para Gestão de Associações
uma aplicação pratica da Engenharia de Software
Palavras-chave:
análise, desenvolvimento, gestão de associaçãoResumo
As associações, enquanto instituições, frequentemente deparam-se com problemas gerenciais que poderiam ser facilmente resolvidos por meio de sistemas computacionais. Sendo assim, esse artigo tem como objetivo apresentar a analise e o desenvolvimento da primeira versão de um sistema para gestão de associações. Para tanto, fora realizado um estudo de caso e o levantamento de trabalhos correlatos de modo compreender como estão as soluções correlatas a este projeto. Alem disso, fora utilizado a metodologia Scrum combinada com a programação em pares da metodologia Programação Extrema - XP. As funcionalidades desenvolvidas foram disponibilizadas em um ambiente de testes, onde puderam ser testadas e analisadas durante a extraç˜ao de requisitos. Alem disso, pretende-se implantar a solução em um ambiente real, onde será possível avaliar melhor seu comportamento e, consequentemente melhora-la continuamente.
Referências
Bezerra, E. (2015). Princípios de Análise e Projeto de Sistemas com UML. Elsevier, Rio de Janeiro.
Call Tecnologia (2021). Call Tecnologia. Disponível em: https://www.call.inf.br/. Último acesso: 30-08-2021.
CORE (2021). Clubes Associados Software – Sistema para gestão de clube e associação. Disponível em: https://clubesassociados.com.br/. Último acesso: 30-08-2021.
IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (2016). As Fundações Privadas e Associações sem Fins Lucrativos no Brasil. Disponível em: https://bit.ly/3bZpd93. Último acesso em: 27-07-2021.
OMG (2021). Unified Modeling Language - UML. Disponível em: https://www.uml.org/. Último acesso: 14-05-2021.
Pressman, R. and Maxim, B. (2016). Engenharia de Software. McGraw Hill Brasil, Porto Alegre, 8 edition.
Sbrocco, J. H. T. C. and Macedo, P. C. d. (2012). Metodologias ágeis: engenharia de software sob medida. Editora Érica, São Paulo, 1 edition.
Schach, S. R. (2009). Engenharia de Software: Os Paradigmas Clássico e Orientado a Objetos. AMGH, Porto Alegre, 9 edition.
Schwaber, K. and Sutherland, J. (2020). O Guia do Scrum – O guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. ScrumGuides.org.
SEBRAE – Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (2013). Conheça os tipos de associações existentes no Brasil. Disponível em: https://bit.ly/3BRK1dr. Último acesso em: 27-07-2021.
SINCTEC SISTEMAS (2021). Associatec: Sistema de Gestão para Associações, Sindicatos e Federações. Disponível em: https://www.associatec.com.br. Último acesso: 30-08-2021.
Sommerville, I. (2019). Engenharia de Software. Pearson Education – BR, São Paulo, 10 edition.
Wazlawick, R. (2019). Engenharia de software: conceitos e práticas. Elsevier Editora Ltda., Rio de Janeiro, 2 edition.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.