Automatização de Planilhas para Elaboração e Acompanhamento de Plano de Trabalho do Estudante no IFPR - Campus Paranavaı́

Authors

  • Isabelli Correa Borges Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Rafaela Aparecida de Matos Danziger Teixeira Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Elizete Pinto Cruz Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Marcelo Figueiredo Terenciani Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author

Keywords:

Educação especial, Plano de trabalho do estudante, Automatização, Google Apps Script

Abstract

  A inclusão de estudantes com necessidades educacionais específicas exige práticas pedagógicas sistematizadas e um acompanhamento institucional eficiente. No Instituto Federal do Paraná – Campus Paranavaí, o Plano de Trabalho do Estudante (PTE) é utilizado com apoio de planilhas eletrônicas, mas apresenta fragilidades operacionais, como a ausência de integração entre etapas e limitações no controle histórico das informações. Este trabalho tem como objetivo automatizar o fluxo de elaboração e acompanhamento dos PTEs por meio do uso do Google Apps Script, promovendo rastreabilidade, eficiência e padronização. A pesquisa, de natureza aplicada e abordagem qualitativa, realizou o levantamento de legislações e diretrizes institucionais, o mapeamento do processo atual e a modelagem de planilhas estruturadas. Os resultados indicam ganhos na redução de retrabalho e agilidade na atualização dos documentos.

References

Brasil (1996). Lei nº 9.394, de 20 de dezembro de 1996: Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. Di´ario Oficial da Uni˜ao: seção 1, Bras´ılia, DF, 23 dez. 1996.

Brasil (2006). A inclus˜ao escolar de alunos com necessidades educacionais especiais: deficiˆencia f´ısica. Dispon´ıvel em: http://portal.mec.gov.br/seesp/arquivos/pdf/deffisica.pdf. Minist´erio da Educaçao, Secretaria de Educação Especial (MEC/SEESP). Acesso em: 18 set. 2025.

Google (2025). Vis˜ao geral do google apps script. https://developers.google.com/apps-script/overview?hl=pt-br. Acesso em: 18 set. 2025.

IFPR (2023). Resolução consup/ifpr nº 160, de 12 de dezembro de 2023: Institui as diretrizes da coordenadoria do n´ucleo de atendimento `as pessoas com necessidades educacionais espec´ıficas (cnapne). https://sei.ifpr.edu.br/sei/publicaçoes/controlador_publicaçoes.phpacao=publicaçao_visualizar&id_documento=2862625&id_orgao_publicacao=0. Instituto Federal do Paran´a. Acesso em: 18 set. 2025.

INEP (2025). Censo escolar da educaç˜ao b´asica 2024: resultados. Dispon´ıvel em: https://download.inep.gov.br/censo_escolar/resultados/2024/apresentacao_coletiva.pdf. Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais An´ısio Teixeira. Acesso em: 18 set. 2025.

Published

2025-11-07

How to Cite

Automatização de Planilhas para Elaboração e Acompanhamento de Plano de Trabalho do Estudante no IFPR - Campus Paranavaı́. (2025). Information Technology Week, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/159

Similar Articles

1-10 of 73

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)