Sistema de Carregamento de Celular com Energia Fotovoltaica

Authors

  • Carlos Henrique da Silva Fonseca Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Felipe de Oliveira Rossi Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • João Lucas Pereira dos Santos de Paula Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Lucas Fregolente de Brito Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Mateus Crepaldi da Silva Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Edson Junior Acordi Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Ricardo Gouveia Teodoro Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author

Keywords:

Energia Solar, Célula fotovoltaica, Carregador, Sustentabilidade

Abstract

Com o crescimento da aplicação da energia fotovoltaica, por ser renovável e sustentável, sendo o sol o provedor de energia, o qual é considerado uma fonte de energia inesgotável. Teve-se a ideia do desenvolvimento de um sistema de carregamento para dispositivos, principalmente celulares, conectados à um cabo USB utilizando uma célula fotovoltaica. Através do princípio básico do efeito fotoelétrico, que resulta na emissão de elétrons ao incidir uma radiação eletromagnética em uma superfície metálica, gerando, assim, um fluxo de elétrons. Desta forma, a aplicação da corrente contínua gerada nos módulos fotovoltaicos é suficiente para carregar um dispositivo de baixa capacidade de carga como, por exemplo, celulares. O carregador será fixo em um suporte móvel, sendo fácil a sua utilização, podendo ser ajustada a sua inclinação e levá-lo a qualquer lugar. Como o sistema possui uma corrente baixa, o tempo de carregamento dos dispositivos é elevado, chegando a carregar 1% em 10 minutos, contudo, é útil em localidades as quais não possuem energia elétrica, por exemplo, sítios, trilhas, montanhas, etc.

References

AGÊNCIA NACIONAL DE ENERGIA ELÉTRICA (ANEEL). Atlas de energia elétrica do Brasil. Brasília, 1ª Edição, 2002.

COUTINHO, Gustavo. A Era dos Smartphones: Um estudo Exploratório sobre o uso dos Smartphones no Brasil. Universidade de Brasília - UnB, 2014. Disponível em: <https://bit.ly/2lSuRjn>. Acesso em 04 de Maio de 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2000. Disponível em: <https://bit.ly/2DZySw7>. Acesso em 04 de Maio de 2019.

INSTITUTO BRASILEIRO DE GEOGRAFIA E ESTATÍSTICA (IBGE). Censo Demográfico 2010. Disponível em: <https://bit.ly/2DZySw7>. Acesso em 04 de Maio de 2019.

MUSSOI, Fernando Luiz Rosa; VILLAÇA, Marco Valério Miorrim. Capacitores. Apostila do Centro Federal de Educação Tecnológica de Santa Catarina. Gerência Educacional de eletrônica. 3ª Edição. Florianópolis, p. 4, 2000.

PINHO, João Tavares; GALDINO, Marco Antonio. Manual de engenharia para sistemas fotovoltaicos. Rio de Janeiro, v. 1, p. 47-499, 2014.

SILVA, Ennio Peres da. Fontes renováveis de energia: produção de energia para um desenvolvimento sustentável. Ed. Livraria da Física, São Paulo, no prelo, p. 49, 2014.

Published

2019-12-19

How to Cite

da Silva Fonseca, C. H., de Oliveira Rossi, F., Pereira dos Santos de Paula, J. L., Fregolente de Brito, L., Crepaldi da Silva, M., Junior Acordi, E., & Gouveia Teodoro, R. (2019). Sistema de Carregamento de Celular com Energia Fotovoltaica. Simpósio de Controle E Processos Industriais, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/simproin/article/view/528

Similar Articles

1-10 of 23

You may also start an advanced similarity search for this article.

Most read articles by the same author(s)