Comunicabilidade em Interfaces de Jogos Digitais: Estudo Parcial de League of Legends pelo Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC)

Autores

  • Rafael Sanches Silva Instituto Federal do Paraná - Campus Paranavaí Autor
  • Evanise Araujo Caldas Ruiz Instituto Federal do Paraná - Campus Paranavaí Autor

Palavras-chave:

Interação Humano-Computador (IHC), Comunicabilidade, Avaliação de Interfaces, Método de Avaliação de Comunicabilidade, Jogos Digitais, League of Legends

Resumo

A comunicabilidade em interfaces de jogos digitais é fundamental para garantir experiências acessíveis e eficazes, especialmente em títulos competitivos. Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que investiga a interface de League of Legends (LOL) a partir do Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC), com foco em jogadores iniciantes. A metodologia adotada foi uma Revisão Sistemática da Literatura (2015–2025), realizada em bases como Google Scholar, ACM Digital Library, Scopus, SpringerLink e SciELO. A revisão identificou 17 estudos, evidenciando a relevância de HUDs, tutoriais e feedbacks visuais claros, além de apontar limitações quanto à aplicação do MAC em jogos digitais competitivos. Os resultados reforçam a necessidade de interfaces mais acessíveis e fundamentam a etapa experimental futura, que comparará o tutorial oficial de LoL a uma versão personalizada. O objetivo é mapear rupturas de comunicabilidade e propor recomendações que aprimorem a experiência de novos jogadores.

Referências

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Publicado

07-11-2025

Como Citar

Comunicabilidade em Interfaces de Jogos Digitais: Estudo Parcial de League of Legends pelo Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC). (2025). Semana De Tecnologia Da Informação Do IFPR Campus Paranavaí, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/153

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