Comunicabilidade em Interfaces de Jogos Digitais: Estudo Parcial de League of Legends pelo Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC)
Palavras-chave:
Interação Humano-Computador (IHC), Comunicabilidade, Avaliação de Interfaces, Método de Avaliação de Comunicabilidade, Jogos Digitais, League of LegendsResumo
A comunicabilidade em interfaces de jogos digitais é fundamental para garantir experiências acessíveis e eficazes, especialmente em títulos competitivos. Este trabalho apresenta resultados parciais de uma pesquisa que investiga a interface de League of Legends (LOL) a partir do Método de Avaliação de Comunicabilidade (MAC), com foco em jogadores iniciantes. A metodologia adotada foi uma Revisão Sistemática da Literatura (2015–2025), realizada em bases como Google Scholar, ACM Digital Library, Scopus, SpringerLink e SciELO. A revisão identificou 17 estudos, evidenciando a relevância de HUDs, tutoriais e feedbacks visuais claros, além de apontar limitações quanto à aplicação do MAC em jogos digitais competitivos. Os resultados reforçam a necessidade de interfaces mais acessíveis e fundamentam a etapa experimental futura, que comparará o tutorial oficial de LoL a uma versão personalizada. O objetivo é mapear rupturas de comunicabilidade e propor recomendações que aprimorem a experiência de novos jogadores.
Referências
Abbott, C., Watson, M., and Birch, P. (2023). Perceptions of effective training practices in league of legends: A qualitative exploration. Journal of Electronic Gaming and Esports, 1(1):1–11.
Barbosa, S. D. J., da Silva, B. S., Silveira, M. S., Gasparini, I., Darin, T., and Barbosa, G. (2021). Interação Humano-Computador e Experiência do Usuário. Sociedade Brasileira de Computação, Rio de Janeiro.
Junior, W. Q., Fernandes, M. S., Brito, R. S. B., Bonifácio, B. A., and Fernandes, P. S. (2017). Macteaching: Uma abordagem para enriquecer o ensino do método de avaliação de comunicabilidade. In Anais dos Workshops do VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (WCBIE 2017), VI Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE 2017), pages 138–143, Itacoatiara, Brasil.
Riot Games (2009). League of legends. https://www.leagueoflegends.com. Jogo eletrônico para PC (Windows e macOS).
Souza, R. G. L. e. (2024). Comunicabilidade em jogos digitais: Avaliando o jogo genshin impact por meio do método de inspeção semiótica intermediado (misi) e do método de avaliação de comunicabilidade (mac).
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Categorias
Licença
Copyright (c) 2025 Rafael Sanches Silva, Evanise Araujo Caldas Ruiz (Autor)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-ShareAlike 4.0 International License.
Os autores mantêm os direitos autorais sobre os trabalhos publicados nesta revista, concedendo à SETIF o direito de primeira publicação. O conteúdo está licenciado sob uma Licença Creative Commons Atribuição-CompartilhaIgual 4.0 Internacional (CC BY-SA 4.0), que permite copiar, redistribuir, remixar, transformar e criar a partir do material para qualquer finalidade, inclusive comercial, desde que seja atribuída a autoria e feita referência à publicação original nesta revista.
Os autores concordam que qualquer reutilização de seu trabalho por terceiros deve incluir o nome dos autores, o título do artigo, o nome da revista, o DOI (quando disponível) e o link para a licença.
É permitido e incentivado que os autores disponibilizem a versão publicada do trabalho em repositórios institucionais, sites pessoais ou redes acadêmicas imediatamente após a publicação, com menção à publicação inicial nesta revista.