Relato de Experiˆencia sobre o Uso de Scrum no Desenvolvimento de um Sistema de Gest˜ao para Academias

Authors

  • Gustavo Gimenez Berti Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Laryssa Labriola Menino Rayes Bino Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Luan Gustavo Mariano Marques Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Thalles Sorrilha Meira Barros Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Vinicius de Oliveira Rebussi Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Frank Willian Cardoso de Oliveira Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author
  • Marcelo Figueiredo Terenciani Instituto Federal do Paraná (IFPR) - Campus Paranavaí Author

Keywords:

Scrum, Engenharia de Software, Gestão de Academias, Desenvolvimento Web, Experiência Acadêmica

Abstract

Este relato de experiência descreve o desenvolvimento do projeto Stilofit, um sistema web de gestão para academias, conduzido por estudantes do curso de Engenharia de Software do IFPR – Campus Paranavaí. O trabalho foi realizado no contexto interdisciplinar das disciplinas de Construção de Software e Projeto Integrador, com orientação docente. O objetivo principal foi criar uma solução própria para otimizar processos administrativos, financeiros e operacionais de academias, substituindo serviços terceirizados. Para isso, foi adotada a metodologia ágil Scrum, adaptada ao ambiente acadêmico, com definição de papéis (Product Owner, Scrum Master e desenvolvedores) e utilização de cerimônias como Sprint Plannings, Reviews e Retrospectives. O desenvolvimento envolveu tecnologias como React com Vite na ambiente de interação do usuário (front-end), Java Spring Boot para a estrutura funcional (back-end) e Figma para prototipação, com gestão de código via GitHub e acompanhamento de progresso em Kanban por meio do Github Projects. Entre os desafios enfrentados destacaram-se a baixa participação inicial do cliente, a elaboração de critérios de aceite, a curva de aprendizado em React e a comunicação fora de sala. Como resultados, foram entregues protótipos validados pelo cliente, telas iniciais do sistema e uma arquitetura consistente, além de ganhos em competências técnicas e interpessoais. Os trabalhos futuros incluem expansão de funcionalidades, aprimoramento da documentação, testes e escalabilidade do sistema.

References

Anderson, D. J. (2015). Kanban: sucesso evolutivo com o método ágil. Casa do Código, São Paulo.

Beck, K., Beedle, M., van Bennekum, A., Cockburn, A., Cunningham, W., Fowler, M., Grenning, J., Highsmith, J., Hunt, A., Jeffries, R., Kern, J., Marick, B., Martin, R. C., Mellor, S., Schwaber, K., Sutherland, J., and Thomas, D. (2001). Manifesto para Desenvolvimento Ágil de Software. Disponível em: https://agilemanifesto.org/iso/ptbr/manifesto.html. Acesso em: 19 set. 2025.

Schwaber, K. and Sutherland, J. V. (2020). O Guia do Scrum: O guia definitivo para o Scrum: As regras do jogo. Scrum.org.

Published

2025-11-07

How to Cite

Relato de Experiˆencia sobre o Uso de Scrum no Desenvolvimento de um Sistema de Gest˜ao para Academias. (2025). Information Technology Week, 1(1). https://tecnoif.com.br/periodicos/index.php/setif/article/view/147

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